Navegando por Autor "Silva, Maraysa Araújo"
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Dissertação "Dos peligros a la vez": casamento e religião como representações da opressão das mulheres no romance La familia del Comendador, de Juana Manso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Silva, Maraysa Araújo; Silva, Regina Simon da; https://orcid.org/0000-0002-0376-5231; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; http://lattes.cnpq.br/6264987664519544; Xavier, Wiebke Roben de Alencar; Carvalho, Nathalia Oliveira de BarrosOs textos literários e jornalísticos publicados por Juana Paula Manso (1819-1875) propuseram estimular a consciência das mulheres frente à opressão que sofriam. Ao reivindicar a emancipação moral das mulheres no Brasil e na Argentina, a autora desempenhou um papel feminista no século XIX. Nesta dissertação, temos como objetivo caracterizar a representação da opressão das mulheres em um de seus romances, qual seja, La familia del Comendador (1854d). Nossa abordagem teórico-metodológica está pautada nos diálogos entre a Crítica Literária Feminista (Golubov, 2020; Zolin, 2010; 2012; Muzart, 2000; Duarte, 2019) e a História das Mulheres (Perrot, 2019; 2021; Lerner, 2019; Del Priore, 2016), pois entendemos que uma análise situada historicamente é essencial para a compreensão e a análise do texto literário. Como conclusão, destacamos que, no romance, o casamento e a religião são os principais domínios de opressão das mulheres, dado que atuam para manter a condição de submissão das personagens femininas. A postura defendida por Manso, contudo, não condena completamente o casamento ou a prática religiosa. Com efeito, a autora recusa a configuração do casamento forçado e a permanência forçada no convento, defendendo a liberdade de escolha como um direito natural pertencente também às mulheres. Tal postura assumida no texto literário condiz com as reivindicações e as críticas tecidas em seus artigos Casamento (1851a, 1851b) e A mulher (1852), publicados, respectivamente, nos jornais Periódico dos Pobres (RJ) e O Jornal das Senhoras (RJ). Ademais, constatamos que a ironia, o diálogo com o leitor e as metáforas como estratégias discursivas empregadas pela autora na construção das críticas presentes no romance.