Navegando por Autor "Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos"
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Dissertação Intenção de uso e-learning dos docentes no curso de Ciências Contábeis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-22) Silva, Marcelo Rangner Vasconcelos; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Vieira, Luís Manuel Esteves da Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; http://lattes.cnpq.br/2361851640948298; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Leal, Edvalda AraújoO presente estudo analisou as competências dos docentes de Ciências Contábeis associadas à intenção de uso das ferramentas E-learning. O estudo foi de natureza aplicada, descritivo, bibliográfico, com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi realizada via Survey por meio da aplicação da Análise Fatorial, Correlação, Alpha de Cronbach e Análise de Regressão Múltipla por MQO. Para tanto, utilizou os seguintes constructos: perfil, concepções da docência universitária, mediação, formação profissional, saberes docentes, utilização de recursos tecnológicos e intenção de uso, sendo este último a variável dependente. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos docentes do curso de Ciências Contábeis do Rio Grande do Norte participantes desta pesquisa são do gênero masculino, com idade entre 31 a 40 anos, possuindo Mestrado, tendo entre 11 a 15 anos de experiência na docência e que atua em instituições públicas. O constructo “Mediação” foi que maior apresentou maior média de respostas relacionado a com a intenção de uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao modelo econométrico, a variável dependente “Intenção de uso” pode ser explicada 0,6362. Além disso, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” são estatisticamente significantes a 5%, não rejeitando a hipótese de que estas variáveis têm relação positiva com a variável dependente “Intenção de uso” de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os constructos “Formação profissional” e “Utilização de recursos tecnológicos” possuem uma relação direta com a variável explicada no processo de ensino. Por outro lado, os resultados apontam que os constructos “Concepções da docência universitária”, “Mediação” e “Saberes docentes”, não são estaticamente significantes quanto a intenção de uso na utilização de recursos tecnológicos voltados para o processo de ensino, onde remete um alerta para IES quanto a formação contínua do seu quadro de professores. Dessa maneira, recomenda-se para futuras pesquisas que o mesmo estudo seja replicado em outras regiões do País, em que a amostra seria, não somente professores, como também coordenadores e alunos, pois esses também fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, pode-se também sugerir buscar identificar quais são os recursos, até mesmo estratégias de ensino que os docentes dos cursos de Ciências Contábeis mais utilizam, em prol de atrair o aluno no processo para construção do conhecimento contábil.TCC Mensuração e análise de custo em uma indústria de bonés localizada no município de Nova Cruz/RN: produto versus concorrência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Frazão, Andressa Cavalcanti Januário; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; Silva, Marcelo Rangner VasconcelosAs indústrias formalmente constituídas no Rio Grande do Norte estão representadas por oitenta e quatro virgula seis por cento em microempresas e são as de grande importância para a economia, uma vez que são as maiores responsáveis pela geração de empregos formais. Este estudo tem o intuito de analisar e mensurar os custos de uma micro-indústria do ramo têxtil de fabricação de bonés no município de Nova Cruz (RN). Para a realização deste objetivo foi precedido uma pesquisa descritiva do tipo ex-post facto, estudo de caso, bibliográfica, qualitativa e quantitativa. Buscou-se realizar a descrição do processo de fabricação, através da identificação dos insumos requisitados e seus respectivos preços, os gastos indiretos de produção e os gastos administrativos e comerciais. Por meio da análise dos dados possibilitou-se uma reflexão sobre a carência, no que diz respeito às práticas dos sistemas de mensuração dos custos, bem como, as consequências acarretadas e as possíveis melhorias. Verificou-se que os custos, calculados e aplicados pelo gestor, se apresentam abaixo dos examinados neste estudo, isso ocorre pelo fato de não haver a consideração da depreciação dos equipamentos e o valor de matérias- primas de cada modelo. O estudo aponta a necessidade de melhor controle dos custos da formação do modelo do produto em virtude do custo atribuído, a fim de aplicar da melhor maneira o seu preço de venda dos produtos comercializados e otimizar a margem de contribuição total.