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Navegando por Autor "Silva, Marcossuel Soares Batista da"

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    Dissertação
    Projeto de letramento e empreendedorismo: implicações para a formação cidadã
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Silva, Marcossuel Soares Batista da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/9004876325761587; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Santos, Márcia Regina Mendes
    As práticas de leitura e de escrita com foco no empreendedorismo não são frequentemente desenvolvidas nas escolas de forma geral, e principalmente nas unidades de ensino que oferecem a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). E, quando o tema é abordado, é feito de modo dissociado das aulas de Língua Portuguesa. Diante disso, o estudo proposto traz para os alunos da EJA a oportunidade de aprender a partir da metodologia dos Projetos de Letramento, que tem como um dos pressupostos a desterritorialização da aprendizagem, capaz de propor atividades de leitura e escrita voltadas para as práticas sociais cotidianas que vão além do que abrangem as tarefas escolares. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações do projeto e dos eventos de letramento com foco no empreendedorismo para a melhoria das práticas de leitura e de escrita de alunos do ensino fundamental, da modalidade EJA, através da comparação das habilidades iniciais que os alunos possuíam e as que eles desenvolveram após o término do estudo. Para isso, adotamos as concepções de Gêneros Discursivos, de acordo com Bakhtin (1981; 1997; 2016), de Letramentos como práticas sociais (Kleiman, 1991; 1995; 2001; Soares, 2009; Barton, 1998 e Oliveira, 2010). Além disso, aportamo-nos nas referências relativas aos Projetos de Letramento (Oliveira, Santos e Tinoco, 2014; Kleiman, 2000; 2006; 2012 e Oliveira, 2008), bem como aos letramentos para as práticas cidadãs (Rojo, 2004; Suassuna, 2017) e nos estudos que versam sobre o empreendedorismo (Dolabela, 2006; Rosa, 2007) Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Tripp, 2005), com abordagem qualitativa de dados (Bogdan; Biklen, 1994). O cenário da investigação foi uma escola pública da rede estadual, situada na cidade de Currais Novos/RN, que atua exclusivamente com a EJA. Participaram da pesquisa o professor de Língua Portuguesa e os alunos do bloco “B” do ensino fundamental da modalidade EJA. Os instrumentais de geração de dados utilizados compreenderam notas de campo, questionários com questões abertas e fechadas, entrevistas, atividades de leitura/escrita produzidas pelos alunos e registros fotográficos. O desenvolvimento desta pesquisa foi pensado conjuntamente pelos seus participantes, uma vez que o trabalho com projetos de letramento deve partir de necessidades e interesses dos envolvidos. Ao final da pesquisa, analisamos, juntamente com os discentes a metodologia dos projetos de letramento e seus impactos para a sua formação e, consequentemente, para a evolução de seu processo de escrita, mediante o confronto entre as primeiras produções e os textos elaborados ao término do projeto, considerando as percepção e opiniões de cada participante. Em vista disso, concluímos que a metodologia dos projetos de letramento surtiu efeito expressivo no aprendizado dos alunos no tocante às práticas do empreendedorismo, sobretudo em termos de elaboração de plano de negócio individual. Ademais, trouxe subsídios tanto para a melhoria da escrita dos discentes, quanto para a compreensão do uso dos gêneros, em termos de especificidades relativas à natureza das situações de interação e às esferas de atividade nas quais eles circulam cotidianamente.
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