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Navegando por Autor "Silva, Maria Cilene de Menezes"

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    TCC
    Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Taciano Messias da; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Ribeiro, Janima Bernardes; Silva, Maria Cilene de Menezes
    O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Através dos níveis de escrita apresentados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o aluno tende a desenvolver as habilidades de aprendizagem da linguagem escrita com mais rapidez. Para a realização do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica referendada em alguns autores que defendem essa temática, dentre eles: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emília Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Utilizamos para isso um questionário com perguntas abertas aplicadas aos professores e uma atividade interventiva aos alunos do 1º ano “A” e “B”, com o intuito de responder os objetivos e a questão que norteia esse artigo: Como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita pela criança? Constatamos que a mudança de um nível para outro, seja ele Pré-silábico, Silábico ou Silábico alfabético, depende de um processo de assimilação de grau de dificuldades, e ainda que o professor tem um importante papel no ensino e aprendizagem de cada aluno. Percebemos também que o grande desafio da ação do professor alfabetizador está em provocar o desejo de aprender, e só será possível a partir do momento em que sejam respeitadas as diferenças culturais e sociais dos alunos.
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    Dissertação
    Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-28) Silva, Maria Cilene de Menezes; Sá Júnior, Lucrecio Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/9948649246857678; ; http://lattes.cnpq.br/9754881932477712; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Contaldo, Silvia Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/3941343383404942
    Esta pesquisa parte do interesse em compreender a questão do saber docente, precisamente dos saberes necessários à docência relacionados à profissionalização do professor, ou seja, que saberes os professores constroem no seu contexto de trabalho. Temos consciência que o estágio é um momento de fundamental importância para a elaboração de saberes iniciais da profissão docente e da construção da identidade profissional. Buscando entender tais aspectos indagamos: que saberes os estagiários constroem ou mobilizam durante a prática de ensino desenvolvida no estágio? Temos como objetivo compreender o processo identitário dos licenciandos de Pedagogia da UFRN e identificar os saberes construídos na prática de ensino desenvolvida durante o estágio supervisionado do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com dez (10) acadêmicos que em 2014.1 haviam realizado a prática de ensino no estágio supervisionado. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como referencial teórico, apoiamo-nos também em autores como Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), dentre outros, que tratam dos saberes docentes no âmbito da profissionalização docente, estabelecendo relação com o processo identitário. Os resultados obtidos indicam que, no que se referem à identidade profissional, os estudos teóricos no percurso da formação inicial, aliados às experiências vivenciadas principalmente no estágio, contribuíram para mudar o que os alunos sabiam sobre a docência, ou seja, o que é necessário para ser professor. Desse modo, alguns fortaleceram a identidade com a profissão enquanto outros desistiram de investir na carreira docente. Em relação aos saberes construídos, é possível afirmar que os estagiários percebem a pluralidade de saberes necessários a uma profissão tão complexa, como a docente. Porém, como em uma síntese, esses saberes se voltam para o saber planejar aulas considerando as necessidades discentes e seu contexto social. Os estagiários declaram saber realizar a mediação da aprendizagem através do diálogo e de atividades bem estruturadas e que a afetividade colabora para a aprendizagem. Nessa direção, entendemos que as construções de saberes no estágio se articularam a uma reflexão sobre a própria prática e indicam o que foi mais significativo em termos de aprendizagem na percepção dos alunos. A partir desse entendimento, acreditamos que os momentos de observação (primeiro passo no estágio) e a própria regência poderiam ser mais considerados no processo formativo, assim, os alunos registrariam o aprendizado proporcionado pela prática. Faz-se necessário, portanto, que os alunos investiguem a própria atividade pedagógica, transformando seus saberes numa contínua construção e reconstrução de suas identidades a partir do significado social que atribuem à docência.
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