Navegando por Autor "Silva, Maria Cilene de Menezes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Taciano Messias da; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Ribeiro, Janima Bernardes; Silva, Maria Cilene de MenezesO artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Através dos níveis de escrita apresentados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o aluno tende a desenvolver as habilidades de aprendizagem da linguagem escrita com mais rapidez. Para a realização do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica referendada em alguns autores que defendem essa temática, dentre eles: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emília Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Utilizamos para isso um questionário com perguntas abertas aplicadas aos professores e uma atividade interventiva aos alunos do 1º ano “A” e “B”, com o intuito de responder os objetivos e a questão que norteia esse artigo: Como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita pela criança? Constatamos que a mudança de um nível para outro, seja ele Pré-silábico, Silábico ou Silábico alfabético, depende de um processo de assimilação de grau de dificuldades, e ainda que o professor tem um importante papel no ensino e aprendizagem de cada aluno. Percebemos também que o grande desafio da ação do professor alfabetizador está em provocar o desejo de aprender, e só será possível a partir do momento em que sejam respeitadas as diferenças culturais e sociais dos alunos.Dissertação Processo identitário e saberes docentes: um estudo a partir da prática de ensino no estágio do curso de pedagogia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-28) Silva, Maria Cilene de Menezes; Sá Júnior, Lucrecio Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/9948649246857678; ; http://lattes.cnpq.br/9754881932477712; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Contaldo, Silvia Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/3941343383404942Esta pesquisa parte do interesse em compreender a questão do saber docente, precisamente dos saberes necessários à docência relacionados à profissionalização do professor, ou seja, que saberes os professores constroem no seu contexto de trabalho. Temos consciência que o estágio é um momento de fundamental importância para a elaboração de saberes iniciais da profissão docente e da construção da identidade profissional. Buscando entender tais aspectos indagamos: que saberes os estagiários constroem ou mobilizam durante a prática de ensino desenvolvida no estágio? Temos como objetivo compreender o processo identitário dos licenciandos de Pedagogia da UFRN e identificar os saberes construídos na prática de ensino desenvolvida durante o estágio supervisionado do referido curso. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, e teve como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com dez (10) acadêmicos que em 2014.1 haviam realizado a prática de ensino no estágio supervisionado. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Como referencial teórico, apoiamo-nos também em autores como Tardif (2012), Pimenta (2012), Nóvoa (1995), Perrenoud (2002), dentre outros, que tratam dos saberes docentes no âmbito da profissionalização docente, estabelecendo relação com o processo identitário. Os resultados obtidos indicam que, no que se referem à identidade profissional, os estudos teóricos no percurso da formação inicial, aliados às experiências vivenciadas principalmente no estágio, contribuíram para mudar o que os alunos sabiam sobre a docência, ou seja, o que é necessário para ser professor. Desse modo, alguns fortaleceram a identidade com a profissão enquanto outros desistiram de investir na carreira docente. Em relação aos saberes construídos, é possível afirmar que os estagiários percebem a pluralidade de saberes necessários a uma profissão tão complexa, como a docente. Porém, como em uma síntese, esses saberes se voltam para o saber planejar aulas considerando as necessidades discentes e seu contexto social. Os estagiários declaram saber realizar a mediação da aprendizagem através do diálogo e de atividades bem estruturadas e que a afetividade colabora para a aprendizagem. Nessa direção, entendemos que as construções de saberes no estágio se articularam a uma reflexão sobre a própria prática e indicam o que foi mais significativo em termos de aprendizagem na percepção dos alunos. A partir desse entendimento, acreditamos que os momentos de observação (primeiro passo no estágio) e a própria regência poderiam ser mais considerados no processo formativo, assim, os alunos registrariam o aprendizado proporcionado pela prática. Faz-se necessário, portanto, que os alunos investiguem a própria atividade pedagógica, transformando seus saberes numa contínua construção e reconstrução de suas identidades a partir do significado social que atribuem à docência.