Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Maria Clara Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Sala de aula invertida para a aprendizagem de língua espanhola: o uso do site Interactivo ELE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-01) Silva, Maria Clara Medeiros; Aquino, Lucelio Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/1804296464708940; Gomes, Alexandro Teixeira; Falcão, Carla Aguiar; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
    A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didático-metodológica para o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Em função disso, tomou-se como aporte teórico os estudos sobre o ensino de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da abordagem comunicativa, com base em Martinez (2009), Almeida Filho (2015), Paiva (2014), entre outros; discussões sobre a importância e o uso das tecnologias e das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, a partir de Moran, Masetto e Behrens (2013), Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), entre outros estudos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, aplicada em forma de intervenção em uma turma do 4º ano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Nova Cruz. Para alcançar o objetivo deste trabalho, utilizaram-se variados instrumentos de pesquisa: pré-teste e pós-teste aplicados no início e final das sequências didáticas; uma rubrica avaliativa com a finalidade de verificar se houve um desenvolvimento da competência oral dos participantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem; e o questionário eletrônico, aplicado ao final da intervenção, com o intuito de avaliar as impressões dos participantes da pesquisa em relação a nossa intervenção didática e os fatores individuais quanto à interação, motivação e autonomia do estudante. Apesar dos desafios impostos pelo contexto educativo em tempos de pandemia da Covid-19, os resultados mostram que a metodologia de sala de aula invertida e o uso do website Interactivo ELE proporcionaram um avanço no desenvolvimento da competência oral dos participantes, a promoção de um espaço aberto para o diálogo dos temas transversais que contribuiu para a prática oral do idioma durante as aulas, além da possibilidade de uma aprendizagem mais interativa. No entanto, acreditamos que a implementação da metodologia de sala de aula invertida precisa ser feita com cautela, pois muitas são as limitações e as adversidades encontradas ao longo das aulas, como o não estudo prévio do material. Portanto, o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem, constitui-se como uma possibilidade viável para o ensino do ELE, principalmente no que concerne ao trabalho com foco na abordagem comunicativa. Ressaltamos, por fim, que derivados de nossa pesquisa resultaram os seguintes produtos: o website Interactivo ELE; as sequências didáticas desenvolvidas para a aplicação da pesquisa; e um guia instrucional, voltado para professores, que reúne informações sobre o uso da metodologia da sala de aula invertida nas aulas de línguas, e apresentação e uso do website Interactivo ELE.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM