Navegando por Autor "Silva, Maria Eduarda Rocha"
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TCC Existe diferença entre o desempenho de processamento fonológico de meninos e meninas com dislexia?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Maria Eduarda Rocha; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Bezerra, Roberta Louise Mariano; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0D1DDEC086A0D77CB493A98888C3C9B7#; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Medeiros, Ana Carolina Dantas deIntrodução: O processamento fonológico diz respeito ao uso da informação fonológica na linguagem oral e na escrita. A dislexia é caracterizada pela dificuldade de aprendizagem no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, e por isso as crianças acometidas apresentam dificuldades e desempenho abaixo do esperado para a idade no processamento fonológico. Há maior frequência de casos de dislexia em meninos do que em meninas e, por esta razão, este estudo propôs verificar se há diferença no desempenho de Processamento Fonológico de meninos e meninas com dislexia. Objetivo: descrever e comparar os dados das habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental de crianças do sexo masculino e feminino diagnosticados com dislexia; Método: estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo. Foram selecionados 24 prontuários de meninos e meninas com dislexia com dados das habilidades de Processamento Fonológico para análise descritiva por meio das médias e desvio-padrão, e análise inferencial utilizando o teste de Mann-Whitney; Resultados: Os grupos estudados apresentaram desempenho inferior ao esperado nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental; Conclusão: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos estudados em nenhuma das habilidades.