Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Maria Eliane Souza da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da contação de história na alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Silva, Maria Eliane da; Toledo, Marcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Marcia Cristina Barragan Moraes; Silva, Maria Eliane Souza da; Lacava, Vyullheney Fernandes de Araujo
    Este estudo trata da importância da contação de história no ciclo de alfabetização. Tem como objetivo mostrar que a contação de história tem um papel fundamental na rotina escolar do aluno, e que é um método que deve se estender ao longo do tempo, ou seja, que deve ser constante no processo de alfabetização. Intenta ainda desmistificar a ideia que a contação de história é somente para acalmar as crianças, e mostrar que vai além disso, pois a mesma exerce uma função significativa na aprendizagem da criança. Sabe-se que à medida que se leva a criança ao mundo da imaginação, ela é instigada a se interessar pela leitura e escrita. Esse trabalho é resultado da experiência de estágio supervisionado III, que teve como objetivo estimular a criança a aprender de forma lúdica e prazerosa através da contação de história.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Ewagnerton Rodrigues da; Toledo, Marcia Cristina Barragan Moraes; Silva, Maria Eliane Souza da; Lacava, Vyullheney Fernandes de Araujo
    O presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão acerca da importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e a contribuição para o hábito de ler desde os anos iniciais escolares. Buscam-se também analisar o papel da família e da escola na formação de um leitor crítico por meio da afetividade e motivação, como também as propostas de leitura em sala de aula. Acreditando-se que a leitura é uma ferramenta essencial na vida de qualquer pessoa, buscou-se a fundamentação teórica por meio de diversos textos, um apoio indispensável para esta proposta de trabalho. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de leitura de alguns autores Freire (1998), Jolibert (1991), Silva (1987), Teberosky (2003) entre outros, que nos proporcionaram a discorrer sobre o tema acima delimitado conforme o desenvolvimento do trabalho.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A literatura como ferramenta no processo de formação de leitores: reflexões a partir do gênero conto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Oliveira, Maria Cleniuda da Silva; Toledo, Márcia Moraes Cristina Barragam; Toledo, Márcia Cristina Barragam Moraes; Silva, Maria Eliane Souza da; Neves, Thiago Tavares das
    O artigo visa discutir a importância da leitura no processo de formação de leitores por meio da importância que a literatura deve exercer nas crianças, de modo que possam adquirir o gosto pela leitura percebendo que a literatura é um “instrumento” capaz de permitir por meio dos textos, o contato com o conhecimento viabilizando por meio das aulas de leitura, a oportunidade de diante um texto construir sentidos, de formular, indagar, questionar, de forma que a leitura torne-se um ato não somente de deleite, mas também de aprendizagem. Assim, o professor no papel de mediador deve deter de uma concepção de leitura que conceba o texto a partir de um olhar interativo e dialógico. Nesse sentido, nos fundamentaremos em alguns teóricos como: Soares (2005), Kleiman (1993), Santos (2005) e outros que contribuíram para as discussões teóricas acerca do objeto de estudo, discorrendo sobre a finalidade social e as metodologias adequadas em frente ao texto literário. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, a partir da qual analisamos as referências específicas sobre o tema.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Soares, Maria Cleilma da costa; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes"; Silva, Maria Eliane Souza da; Xavier, Maria Rita
    O presente trabalho trata dos desafios da prática docente nas séries iniciais, com o objetivo de dar contribuições para uma formação docente e uma prática reflexiva, compreendendo que a boa prática em sala é consequência da boa formação profissional. É imprescindível para uma boa ação do professor que ele seja consciente do seu papel enquanto formador de opinião e que utilize de suas experiências para o seu aprimoramento, já que teoria e prática precisam estar em parceria, pois as duas se complementam. Sendo esta uma pesquisa bibliográfica sobre (Desafios na prática docente: professor das séries iniciais do ensino fundamental), em que o docente possa desenvolver seu trabalho de maneira crítico-reflexiva e com autonomia, e que possa, também, contribuir para uma boa relação interpessoal com educandos, faz-se mister pontuar sobre o espaço escolar, local de formação e de vivências na prática pedagógica. Nessa perspectiva, abordamos assuntos importantes baseados em teóricos, como: Freire (2003), Carvalho (2010), Antunes (2014) e Feldmann (2009), entre outros. Nesse sentido, consideramos que estamos em constante aprendizado, e que deve ser incansável a busca por conhecimento, uma vez que se faz necessário para uma boa prática pedagógica. Assim, alcançamos que o professor não é o dono do saber, mas sim o mediador dos conhecimentos, enquanto ensina aprende, e que deve respeitar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social, intelectual e cultural dos educandos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O devir Clarice e o animal- escrita na literatura infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-31) Silva, Maria Eliane Souza da; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/0577786788471047; Moraes, Vera Lúcia A. de; ; http://lattes.cnpq.br/7470761905379014
    A escritura de Clarice Lispector foi consagrada pela academia através de seus livros direcionados ao público adulto . Este trabalho pretende entre seus objetivos partilhar suas obras infantis com o meio acadêmico e desvincular, a partir da escritura clariciana, o âmbito de uma menoridade literária da literatura infantil. Repensar a infância e problematizar seus lugares de escrita. Desse modo, o corpus teórico das obras de Deleuze e Guattari nos conduzirá na desconstrução de tais territórios em direção a um desterritorializar e ao reterritorializar da literatura infantil através de um reinventar narrativo clariciano, o qual chamamos de Fábula da Modernidade
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O lúdico como estratégia de leitura: a contação de história nos primeiros anos do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Freitas, Carmen Raquel Fernandes de; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Toledo, Márcia Cristina Barragan Moraes; Silva, Maria Eliane Souza da; Neves, Thiago Tavares das
    O referido estudo é baseado nas experiências vivencias enquanto bolsistas do PIBID (Programa institucional de bolsa com iniciação à docência) pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista os resultados positivos adquiridos em sala de aula por meio das estratégias lúdicas. Partindo do pressuposto de que o lúdico tem o papel de atrair a atenção dos alunos em sala de aula fizemos uso de estratégias com a finalidade de promover uma aprendizagem relativamente significativa, sendo a contação de história “protagonista” para o desenvolvimento dessa atividade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Por uma leitura deleuziana das crônicas claricianas: poiésis e rostidade
    (2015-12-14) Silva, Maria Eliane Souza da; Barbosa, Marcio Venicio; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Falleiros, Marcos Falchero; ; Morais Neto, João Batista de; ; Silva, Ronie Rodrigues da;
    O texto estabelece um debate entre a obra de Clarice Lispector e as teorias do pensamento filosófico de Gilles Deleuze e Felix Guattari, observando, a partir do encontro dos autores, o agenciamento de uma “escritura do deslize” no tocante às diversas interpenetrações discursivas da crônica clariciana. Desse modo, o conceito de “rosto” dos filósofos franceses enquanto “máquina, abstrata” subsidiará nossa discussão diante da expectativa das “combinações deformáveis das engrenagens” do gênero. Observa-se, ainda, nesse âmbito, a configuração de uma cartografia literária na qual se rascunha uma “poiésis cotidiana” nos movimentos de desterritorialização e ressignificação das múltiplas imagens estabelecidas pela autora.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM