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Navegando por Autor "Silva, Maria Helena da"

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    TCC
    Meditação guiada em pacientes pós-avc: análise da adesão, barreiras e facilitadores do processo de reabilitação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-01) Silva, Maria Helena da; Cacho, Roberta de Oliveira; Medeiros, Ana Loyse de Souza; http://lattes.cnpq.br/1465152528862285; http://lattes.cnpq.br/9802587696943482; http://lattes.cnpq.br/1588603628390036; Souza, Clécio Gabriel de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466294E5; Cacho, Enio Walker Azevedo; http://lattes.cnpq.br/7371695127039138; Guedes, Dimitri Taurino; http://lattes.cnpq.br/7575524707167845
    O acidente vascular cerebral (AVC) está entre as condições de saúde que mais acarretam mortes, se encontrando em primeiro lugar no Brasil no ano de 2022. A meditação vem sendo usada no manejo do estresse, sendo este um fator de risco para o AVC. O estudo teve como objetivo avaliar a adesão em sessões de meditação semipresencial, por pacientes pós-AVC e identificar as barreiras e os facilitadores do processo durante a intervenção. Os participantes foram submetidos ao protocolo de meditação por meio de aplicativo para celular “Meditação Natura®” composto por um programa de atenção plena de 8 semanas de duração, com práticas guiadas de em média 15 minutos cada. As práticas ocorreram 1x/semana na Clínica Escola de Fisioterapia da FACISA e 3x/semana em casa, por meio do aplicativo. Os participantes foram avaliados na primeira, quarta e oitava semana pelos instrumentos: índice de bem-estar (WHO-5), escala de estresse percebido, escala numérica de dor (END), relatos semanais, subjetivo e final dos pacientes e assiduidade. Foi observado que os quatro participantes de AVC isquêmico tiveram adesão boa ao protocolo, onde quatro participantes tiveram boa adesão ao protocolo e concluíram o estudo. A principal barreira identificada foi entender os comandos do aplicativo e o facilitador mais citado foi força de vontade, ambos relatados pelos pacientes. A partir dos resultados dessa pesquisa, estratégias podem ser traçadas, como a realização da terapia semipresencial, de forma a ampliar a prática da meditação em ambiente clínico.
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    Dissertação
    Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Silva, Maria Helena da; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/5367284630585985; Wertzner, Haydée Fiszbein; Delgado, Isabelle Cahino
    Introdução: A linguagem escrita é uma extensão da linguagem oral e seu desenvolvimento ocorre sob a influência de vários fatores, dentre os quais podemos destacar o nível fonológico e as habilidades de processamento fonológico, especialmente a consciência fonológica. O nível fonológico está relacionado ao sistema de sons presentes em uma determinada língua e o mesmo tem demonstrado relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. A consciência fonológica é uma das habilidades do processamento fonológico de maior influência para a aquisição da linguagem escrita. Objetivo: Avaliar o sistema fonológico e a consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda e correlacionar as habilidades entre si. Método: Estudo observacional, transversal, retrospectivo e documental. Amostra composta por 90 crianças do nível IV da educação infantil, estudantes de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de 3 regiões da cidade de Natal/RN (Oeste, Sul e Leste), com idade entre 5 e 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Foram analisados os resultados das avaliações da fonologia pelo uso do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e a consciência fonológica por meio do instrumento CONFIAS. Para a análise do nível fonológico, foi considerado a Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R), Índice de Ocorrência de Processos (PDI) e a produtividade dos processos fonológicos e, para a consciência fonológica, foram considerados os acertos das habilidades silábicas, fonêmicas e o escore total. Resultados: No estudo 1, foi observado adequação dos valores da PCC e PCC-R na maioria dos participantes (PCC: 82 crianças - 88,2%; PCC R: 84 crianças - 90,4%), produtividade dos processos de simplificação de líquida (SL), simplificação de encontro consonantal (SEC), simplificação de consoante final (SCF) e frontalização de palatal (FP) e correlação negativa muito forte entre as variáveis PCC x PDI e PCC-R x PDI. Já no estudo 2, amostra apresentou desempenho aquém do esperado em todos os itens do CONFIAS, demonstrando dificuldades nas habilidades de consciência fonológica. A correlação entre o PCC e consciência fonológica e PCC R e a consciência fonológica e PDI e a consciência fonológica foi fraca.
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