Navegando por Autor "Silva, Maria José Campos Faustino da"
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TCC “Brincar é forma de ver e conhecer o mundo": concepções docentes da brincadeira na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-19) Mota, Patrícia Ribeiro; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Batalha, Esthephania Oliveira Maia; Silva, Maria José Campos Faustino daO presente artigo apresenta algumas reflexões e análises sobre a importância da brincadeira e sua utilização no contexto da Educação Infantil. O estudo tem como objetivo analisar de que forma professores que atuam em um centro de educação infantil da rede pública do município do Natal/RN entendem e utilizam as brincadeiras nas suas práticas pedagógicas, destacando a sua relevância como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem na educação infantil. O estudo assumiu os princípios da pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras que atuam na educação infantil. Esse estudo está ancorado nas ideias de autores que defendem a importância das brincadeiras na Educação Infantil como Vygotsky (1989), Wajskop (2012, 1995), Kishimoto (2010), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil -RCNEI (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (2010), dentre outros. Diante das análises das entrevistas com as professoras, ficou evidente que elas compreendem a importância das brincadeiras e da utilização dessas no processo-aprendizagem. Assim, constatamos que ambas utilizam as brincadeiras integradas as práticas de ensino de maneira planejada, de acordo com o que está sendo estudado em sala de aula. Desse modo, concluímos que o ensino na perspectiva lúdica conforme é desenvolvido por as professoras, favorece o desenvolvimento e aprendizagem da criança, sendo ela, protagonista desse processo.TCC Brincar na escola em tempos de pandemia da COVID-19: observações e relatos de uma experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Oliveira, Swianny Rodrigues de; Silva, Maria José Campos Faustino da; 0000-0002-5297-139X; Silva, Maria José Campos Faustino da; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de; Azevedo, Barbara Raquel Coutinho ToscanoEste estudo tem como objetivo relatar e discutir como o brincar, direito primordial das crianças, foi desempenhado no retorno às aulas presenciais, durante o período da pandemia da Covid-19, destacando quais brincadeiras foram realizadas e como se sucedeu a interação das crianças durante as práticas educativas, com todos os protocolos sanitários e distanciamento estabelecidos. A observação ocorreu em um Centro de Educação Infantil da cidade do Natal-RN. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativa com abordagem sócio histórica por meio de relato de experiência, fazendo uso da pesquisa bibliográfica para aporte teórico. Os principais autores que fundamentam a pesquisa são Kishimoto (2017), Borba (2007), Moyles (2002), Vygotsky (1987). Com base nas reflexões realizadas, podemos constatar que o brincar é fundamental na vida das crianças e as brincadeiras realizadas no espaço escolar possibilitam o desenvolvimento de suas capacidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, ou seja, auxilia no desenvolvimento integral das crianças. Com isso, para fazer valer esse direito fundamental e necessário ao aprendizado das do sujeito infante, as escolas tiveram que repensar e adaptar suas práticas.TCC A dança e a metodologia Tema de pesquisa: interdisciplinaridade no processo de formação das crianças no Ensino Fundamental Anos Iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Alves, Nicolly Arianne Vital; Agg, Katia; http://lattes.cnpq.br/4294965094696223; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Silva, Maria José Campos Faustino daA presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre o componente curricular Arte no contexto escolar, destacando a linguagem da dança como recurso educativo na formação das crianças que estão inseridas no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para este fim, articula-se a referência de autores da área de dança, arte e educação com o relato de experiência desta autora, ocorrida durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório III, na Instituição de Ensino Núcleo de Educação a Infância. Este Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Nei\Cap-UFRN) tem como proposta pedagógica de ensino a metodologia Tema de pesquisa, onde a partir da interdisciplinaridade decorrem temas apresentados pelos próprios alunos. Este trabalho visa contribuir como incentivo educativo, apontando a importância do conhecimento da dança no processo de ensino-aprendizagem escolar, assim como almeja despertar o interesse e enaltecer a contribuição da metodologia tema de pesquisa no cenário da educação atual.Dissertação Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero(2017-07-27) Silva, Maria José Campos Faustino da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Dias, Adelaide Alves; https://orcid.org/0000-0002-3989-9338; http://lattes.cnpq.br/8807229073239419; Dantas, Elaine Luciana Sobral; https://orcid.org/0000-0003-0331-8180; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Ribeiro, Vandiner; https://orcid.org/0000-0002-1462-002X; http://lattes.cnpq.br/5257845839536488As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós-estruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas.TCC Igualdade de gênero na infância: a ótica da Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Chagas, Oziane Andreza Rodrigues das; Silva, Maria José Campos Faustino da; Silva, Maria José Campos Faustino da; Brandão, Isaura de França; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana de AndradeEste artigo versa a respeito das orientações/posicionamentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que normatiza a educação no Brasil, no que diz respeito ao conceito de gênero na etapa da Educação Infantil. A motivação para a sua escrita emergiu a partir de experiências em um Estágio do Curso de pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na turma de Nível II da Educação Infantil, localizado na cidade Natal-RN. Essas vivências geraram inquietações acerca de como era abordado o conceito de gênero no ambiente escolar. Metodologicamente, esta escrita se ancora nos Estudos Culturais em Educação baseada em Costa; Silveira; Sommer (2003) e Louro (2003), que nos permitem ver os atravessamentos entre a cultura e a formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório (Gil, 2002) estruturada na análise de documentos. Para isso foi realizada a análise e coleta de dados sobre as concepções da Base Nacional Curricular Comum acerca do conceito de gênero e é reiterada ao longo do artigo a relevância da discussão desse conceito na atual conjuntura da sociedade. Percebemos que apesar da relevância do conceito de gênero no âmbito educativo e social, a temática está ausente no documento analisado, o que pode ocasionar uma visão estereotipada e preconceituosa acerca do conceito de gênero e de situações nas quais ele se faz presente, contribuindo para que a escola seja um ambiente de perpetuação de um modelo de controle social.TCC Leitura e escrita na Educação Infantil: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Macedo, Luana Cristina de Souza; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Azevedo, Bárbara Raquel Coutinho Toscano; Silva, Maria José Campos Faustino da; Andrade, Patrícia Regina Vieira Viana deO artigo apresentado foi intitulado como Leiutura e escrita na Educação Infantil: Desafios e possibilidades, tem como objetivo discutir teoricamente o papel da linguagem escrita no contexto da EDucação Infantil, refletindo sobre os seus limites e possibilidades. Veremos um pouco da história da Educação Infantil e as cocepções de criança e infância , e alguns parâmetros importantes para oensino infantil.Veremos qual o papel da Educação Infantil com a leitura e escrita, e algumas diferentes possibilidades de como devem ser trabalhads a leitura e escrita com as crianças e quais as contribuições do trabalho com a linguagem escrita para o desenvolvimento sócio interativo da criança na sociedade.TCC O tema de pesquisa e os conhecimentos prévios no processo de ensino aprendizagem de crianças de 2 e 3 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Silva, Edla Cristina Sarmento Costa da; Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas de; Rezende, Marianne Moura Dantas da; Ubarana, Adele Guimarães Santos; Silva, Maria José Campos Faustino daA presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção do Tema de Pesquisa e seus desdobramentos a partir do que as crianças já sabem a respeito dele ou seja, dos seus conhecimentos prévios. Dessa forma, buscamos compreender os modos como esses conhecimentos se manifestam dentro da proposta de trabalho com o Tema de Pesquisa, no Núcleo de Educação da Infância- Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sabemos que as crianças, desde o seu nascimento, vivenciam experiências junto a cultura a qual estão inseridas chegando a Instituição de Educação Infantil com conhecimentos pré-existentes. Esses, em alguns casos, só aparecem no momento de interações e de mediação com os professores e com o Tema de Pesquisa em questão. A pesquisa assumiu os princípios da abordagem qualitativa e se configura como um estudo de caso. Como instrumentos para construção dos dados, realizamos pesquisa em documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com duas professoras da instituição. A metodologia do Tema de Pesquisa considera o que a criança já sabe sobre a temática em questão e o professor atua como um mediador, que cria condições de oportunidades para que a criança possa construir respostas sobre o tema em estudo. Desse modo, a pesquisa tem como referencial teórico os estudos de Kramer (2003), Oliveira (2002), Brasil (2010), Moura (2012), Rêgo (1999), Ausebel (2000), Sobral (2016), Freire (1989) e Coscarelli (2014). Mediante análise dos dados, pudemos perceber que o desafio no trabalho com o Tema de Pesquisa por meio dos conhecimentos prévios anunciados pelas crianças em suas afirmações e questões, está na interpretação das manifestações que elas revelam sobre o que já sabem, compreendendo que isso acontece através das suas múltiplas linguagens. Cabe ao professor estar atento e aberto a dialogar e observar os indícios que as crianças dão ao longo dos seus diferentes dizeres. Foi possível percebemos que o Tema de Pesquisa possibilita o protagonismo, a participação e a ampliação dos saberes e dos conhecimentos das crianças, mesmo ainda tão pequenas como as crianças de 2 e 3 anos.