Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Maria Lisiê de Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O ensino de espanhol baseado em jogos: o que dizem algumas pesquisas?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Maria Lisiê de Oliveira; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; https://lattes.cnpq.br/6843789821626802; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Oliveira, Marcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077
    O ensino da Língua Espanhola tem experimentado uma transformação significativa com a introdução de jogos didáticos como ferramentas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições de estudos brasileiros e estrangeiros sobre jogos no ensino de Língua Espanhola. E objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os estudos brasileiros e estrangeiros que tratam do uso de jogos no ensino de Língua Espanhola; Sintetizar as principais descobertas e contribuições do uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola apontadas nos estudos investigados. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e baseia-se em revisão bibliográfica de 9 (nove) artigos brasileiros e estrangeiros. Os resultados indicam que os jogos diversificam a abordagem pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e motivadoras. Além de desenvolver habilidades linguísticas e interpessoais, destacam a importância do contexto cultural. Influenciados por teorias educacionais renomadas, como as de Vygotsky, Piaget, Ausubel, Winnicot, Dörnyei, Brown, os jogos são percebidos como eficazes para motivar alunos e enriquecer o ensino de Espanhol, contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa e interpessoal, promovendo a interculturalidade. O estudo oferece abordagens pedagógicas valiosas adaptáveis ao ensino de Língua Espanhola, sendo relevante para acadêmicos, professores e interessados em aprimorar métodos de ensino com jogos como ferramenta inovadora. A monografia destaca a relevância e potencial dos jogos no ensino de Espanhol, promovendo uma abordagem holística, intercultural e motivadora para línguas estrangeiras.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM