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Navegando por Autor "Silva, Maria Luiza"

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    TCC
    Lei de cotas: uma análise da adoção da reserva de vagas para pessoas com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Silva, Maria Luiza; Negreiros, Taise Cristina Gomes Clementino de; Cunha, Angely Dias da; Dias, Lenize Cristina da Silva
    A presente pesquisa tem como objeto de estudo a inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do qual temos por objetivo analisar a adoção, na UFRN, da política de ações afirmativas baseada na reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 (Lei das Cotas) e Lei nº 13.409/2016, com a abertura de vagas para pessoas com deficiência, observando-a enquanto conquista de direitos à pessoa com deficiência e as contradições inerentes à sua efetivação nos marcos da sociabilidade capitalista no contexto contemporâneo da UFRN. Para o desenvolvimento desta análise, os objetivos específicos são: compreender as particularidades no processo de institucionalização da educação na sociedade capitalista; analisar a execução, na UFRN, da política de ações afirmativas baseada na reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 (Lei das Cotas) e Lei nº 13.409/2016 com a abertura de vagas para pessoas com deficiência; apreender o processo de trabalho da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e sua atuação junto aos discentes nos dois anos de adoção e execução da Lei nº 13.409/2016; e compreender a interlocução entre CAENE e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), destacando os avanços e desafios e sua importância para a permanência dos discentes de graduação. A metodologia se deu por meio da coleta de dados bibliográficos, documentais e de dados quantitativos referentes aos discentes da instituição. E constatamos por meio da análise que, apesar da UFRN oferecer o apoio institucional, o índice de evasão e suspensão de programa de discentes que ingressaram por meio de cotas para pessoas com deficiência ainda é alto. Esta pesquisa constitui-se enquanto requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Serviço Social, apresentada ao curso de Serviço Social da UFRN em forma de trabalho de conclusão de curso.
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    TCC
    Práticas pedagógicas na Educação Infantil: do cotidiano aos limites no acompanhamento e inclusão de alunos atípicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Maria Luiza; Ribeiro, Wagner Leite; Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Costa, Gilberto Ferreira
    Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Trata-se de um relato de práticas educativas cujo problema de pesquisa é: Como podemos refletir acerca da adaptação dos materiais didático-pedagógicos como estratégia metodológica para o acompanhamento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista em uma turma de nível IV de um Centro Municipal de Educação Infantil em Natal/RN, e como essas práticas pedagógicas podem ser aprimoradas para promover uma inclusão mais efetiva? Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as práticas pedagógicas, do cotidiano escolar aos limites, no acompanhamento e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista em uma turma de nível IV, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Raquel Maria Filgueira, da rede pública de ensino do município de Natal, Rio Grande do Norte (RN). Além disso, de forma a complementar os resultados deste estudo, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora titular da turma acompanhada, de forma a identificar quais são os desafios e as possibilidades encontradas pelas docentes no cotidiano de sala de aula junto aos alunos atípicos entre os anos de 2023 e 2024. O interesse pela temática surgiu durante a realização do estágio não-obrigatório na citada instituição de ensino, no ano de 2023 até o início do ano de 2024, com alunos entre 5 e 6 anos de idade, e através de observações e do acompanhamento junto aos mesmos durante os momentos de atividades, recreação, higiene pessoal e planejamentos, desse modo, o trabalho trata-se de um relato de experiência. Constatou-se que a construção de novas ações e percepções em nossa prática pedagógica contribuíram principalmente no aprimoramento das relações de afetividade em sala de aula e também no incentivo e estímulo aos conhecimentos prévios dos discentes, bem como aos novos conhecimentos apresentados em sala.
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