Navegando por Autor "Silva, Maria Romênia da"
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TCC Abordagens pedagógicas no ensino de ciências sobre alimentação em uma perspectiva social e política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Gomes, Adenilson José; Cardinot, Douglas da Costa; http://lattes.cnpq.br/6730991697140062; http://lattes.cnpq.br/2271376716281843; Cardinot, Douglas da Costa; Silva, Maria Romênia da; Queiroz, Daniel de MedeirosEnsinar ciências é uma das oportunidades que o docente tem para explorar a autonomia e senso crítico dos seus alunos em situações cotidianas. Além disso, incluir a alimentação e Nutrição é essencial para os alunos, mas pode ser um desafio para o pedagogo. Dito isso, torna-se cada vez mais necessária a inclusão de metodologias ativas para um melhor processo de ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é explorar o tema da Nutrição com alunos do Ensino Fundamental I da rede pública de Natal a partir de uma perspectiva social e política. Além disso, podemos classificar a pesquisa como qualitativa sendo de caráter exploratório e empírico onde o foco será a implantação de metodologias ativas no ensino da ciências. A partir disso, foram criados três momentos de aula com uma turma do quarto ano do ensino fundamental, com base nas orientações da BNCC, onde foi trabalhado o tema alimentação, cadeias alimentares e produção de alimentos por meio de hortas educativas. Participaram da pesquisa 35 alunos no total. Com isso, se obteve uma observação por meio de relatos escritos e ou desenhos dos alunos, sobre o que aprenderam em cada momento. Assim, foi constatada uma significativa mudança de pensamento dos alunos nos temas abordados e principalmente o desenvolvimento de uma visão mais social, política, econômica e ambiental da alimentação.TCC Experimentação no Ensino de Ciências: diálogos com docentes de uma escola pública de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Silveira, Mariana Leite da; Cardinot, Douglas da Costa; https://orcid.org/0000-0001-6499-6511; http://lattes.cnpq.br/6730991697140062; https://orcid.org/0000-0002-6931-6404; http://lattes.cnpq.br/4048473615316893; Cardinot, Douglas da Costa; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Silva, Maria Romênia da; https://orcid.org/0000-0002-7182-5734; http://lattes.cnpq.br/7066221518100494; Queiroz, Daniel de MedeirosO ensino deve ser direcionado para os alunos e partir de seus conhecimentos prévios para que realmente seja significativo e motivador. É essencial que o Ensino de Ciências consiga aliar as vivências dos educandos ao processo de construção dos conhecimentos. A experimentação se destaca cada vez mais como uma forma de agregar esses elementos, potencializando a educação. O presente trabalho investigou como professores de uma escola da rede pública de Natal atuam e refletem sobre a experimentação no contexto da sala de aula. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola municipal, de tal modo que puderam dialogar e expor um pouco sobre suas experiências com atividades práticas em sala de aula. Foi possível constatar que as dificuldades que permeiam a realização de atividades práticas acabam por limitar seus alcances no âmbito da educação. Mas esse fator realça a importância da reflexão dessa ferramenta para a educação, especialmente visando à formação de sujeitos reflexivos e questionadores em relação à comunidade em que vivem.Dissertação A linguagem audiovisual do cinema como elemento integrador da arte e ciência na formação cultural dos professores de ciências e matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Silva, Maria Romênia da; Camelo, Midori Hijioka; Martins, André Ferrer Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/0031580652587154; ; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Borba, Gilvan Luiz; ; Silva Filho, Paulo Cavalcante da; ; http://lattes.cnpq.br/9835716071996289Este trabalho constitui-se de um estudo sobre a importância do Cinema para a formação cultural e profissional dos professores de Ciências Naturais e Matemática. O potencial educativo do Cinema é ressaltado por diferentes autores, que revelam, também, a lacuna de formação dos professores nesse meio (mídia). Neste estudo, defendemos a linguagem audiovisual do Cinema como elemento integrador da Arte e Ciência na formação cultural e profissional do professor. A temática sobre a formação cultural dos professores vem sendo desenvolvida por diferentes autores, na qual a tônica tem sido a importância do diálogo inteligente com o mundo. Especificamente, na formação dos professores de Ciências e Matemática, pela aproximação do Cinema em sua formação, vislumbra-se a possibilidade de minimizar a dicotomia entre a formação humanística e científica, já bastante discutida por alguns estudiosos. Os produtos educacionais gerados buscaram contribuir para uma efetiva vivencia e reflexão em torno do papel cultural e educacional do Cinema. Considerando o Cinema como uma possível ‘ponte’ entre as duas culturas (cultural científica e a cultura humanística) e visando promover a apropriação da linguagem audiovisual na formação dos professores, realizamos a I Mostra - Primavera Cultural: Cinema e Ensino de Ciências. A elaboração da cartilha “Tópicos de história, linguagem e técnica do Cinema para professores de Ciências e Matemática”, e sua aplicação em um minicurso no XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física também visaram contribuir com a aproximação da Ciência e Arte na formação dos professores.Tese Mirando Vênus: o revólver fotográfico e um astrônomo brasileiro no Japão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Silva, Maria Romênia da; Martins, André Ferrer Pinto; https://orcid.org/0000-0001-7719-5043; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; http://lattes.cnpq.br/8202627546650395; Camino, Néstor Eduardo; Moraes, Andréia Guerra de; Silva, José Ronaldo Pereira da; Alves, Milton Thiago SchivaniEm 1872, o astrônomo brasileiro Francisco Antônio de Almeida Júnior foi enviado pelo diretor do Observatório Imperial do Rio de Janeiro para estudar Astronomia na França. Posteriormente, participou da missão francesa para observar o trânsito de Vênus em 9 de dezembro 1874 em Nagasaki, no Japão. Na ocasião do trânsito, d’Almeida foi o responsável por manusear o “revólver fotográfico” idealizado pelo astrônomo Jules Janssen. D’Almeida retornou ao Brasil em 1876 e publicou duas obras diretamente associadas com as experiências vivenciadas durante a expedição: um relatório científico (A Parallaxe do Sol e as passagens de Vênus - 1878) e um relato de viagem (Da França ao Japão: Narração de viagem e descrição histórica, usos e costumes dos habitantes da China, do Japão e de outros países da Ásia - 1879). Inserido nesse contexto, esse trabalho busca analisar as contribuições desse astrônomo brasileiro a partir da sua prática científica, visando gerar subsídios para o Ensino de Astronomia. O referencial teórico que utilizamos é a vertente da historiografia denominada História Cultural da Ciência, a qual descreve as práticas científicas como sendo práticas culturais situadas em um tempo e espaços específicos. O aporte da História Cultural da Ciência (HCC) entende que as ciências não devem ser estudadas na cultura, mas como cultura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho teórico, realizada a partir de fontes primárias e secundárias. A principal fonte primária analisada na Tese foi o relatório científico de D’Almeida, em virtude do nosso interesse pela descrição detalhada sobre a observação do fenômeno do trânsito de Vênus em 1874. Por fim, buscamos apresentar aspectos relevantes de Natureza da Ciência (NdC), por meio da abordagem de “temas” e “questões”, que foram identificados a partir do contexto histórico e sociocultural apresentado, visando promover discussões de natureza histórico-epistemológicas no Ensino de Astronomia.