Navegando por Autor "Silva, Maria da Guia Torres da"
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TCC REPO-EDUC: desenvolvimento de um sistema web para divulgar ações relacionadas à robótica educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Mendonça, Ana Paula de Freitas; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; Silva, Maria da Guia Torres daCresce a cada dia o uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto da educação. Ao mesmo tempo em que os estudantes estão imersos em um ambiente cada vez mais tecnológico, eles pouco se interessam ou compreendem os princípios fundamentais que permitiram seu desenvolvimento. A Robótica Educacional emerge neste contexto como uma ferramenta lúdica que tem o potencial para melhorar a relação ensino-aprendizagem, principalmente das disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemático. Além de levá-los a participarem de um processo criativo e de socialização, a Robótica Educacional contribui para despertar no aluno o interesse por conteúdos ligados à ciência e tecnologia. Na contemporaneidade um dos principais desafios que há em inserir a robótica pedagógica no sistema de ensino, está no processo de mudança de cultura, pois a escola está acostumada com o método tradicional de ensino, no qual o professor é considerado a figura central da sala de aula e detentor do conhecimento. Neste trabalho, foi desenvolvido um módulo de divulgar ações referentes a robótica educacional, que foi criado dentro de um sistema web já existente, chamado Repo-Educ, no qual um professor pode cadastrar eventos, cursos, workshop e ações voltadas para a área de robótica educacional, permitindo a visualização de outros professores que já atuam ou pretendem atuar na área, criando assim um maior engajamento relacionado ao tema abordado.Dissertação Robótica educacional como recurso pedagógico para estudantes com dificuldade de aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-19) Silva, Maria da Guia Torres da; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; https://orcid.org/0000-0002-7735-5630; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; http://lattes.cnpq.br/3031861288487751; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Rossiter, Sarah Thomaz de SáA utilização da Robótica Educacional como ferramenta de apoio no processo ensino e aprendizagem de crianças com dificuldade de aprendizagem é o cerne da investigação nesta dissertação. Tentamos não fazer distinção entre as dificuldades trazidas por transtornos já bem definidos na medicina ou mesmo por outra causa. Em nossa revisão da literatura, identificamos que existem poucos trabalhos nesse tema. Diante da constatação da novidade do tema, fizemos uma análise mais aprofundada desses e outros trabalhos, incluindo várias questões, não apenas relacionadas com as dificuldades de aprendizagem. Nossa questão principal a ser respondida, a partir de então, foi identificar o quanto e como a robótica educacional consegue ser uma coadjuvante no processo ensino e aprendizagem, para esses estudantes com dificuldades. Com este direcionamento, definimos a metodologia de pesquisa quali-quantitativa para identificar os pontos restantes, onde adotamos questionários como instrumento de coleta de dados. Disponibilizamos formulários com perguntas para os alunos, professores, e monitores das escolas que possuem atividades de robótica educacional (todas escolas públicas) do município de Natal/RN, Brasil. Por meio da análise dos dados obtidos pelos formulários, observamos um crescimento do uso da robótica na educação, de forma geral. Mas, identificamos também que, apesar dos estudantes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem encontrarem-se nas instituições de ensino, eles não estão completamente inseridos nas atividades com robótica. Todavia, após a compilação e análise dos dados, chegamos a resultados positivos, que verificam a possibilidade de aplicação com melhoria do aprendizado dessas crianças. Constatamos que a maioria dos alunos e uma boa parte dos professores e monitores concordam que a robótica conseguiu melhorar a capacidade dos alunos com dificuldades em aprender, principalmente os conteúdos transversais. Em relação ao como usar a ferramenta, notamos também alguns fatores importantes. O primeiro fator é a facilidade de apreensão da robótica, trazida por novas ferramentas de software e hardware desenvolvidas, que facilitam sobremaneira o seu uso como ferramenta de apoio. Notamos, ainda, que o interesse dos professores é outro fator que afeta o "como", pois tem o potencial de colaborar na tentativa de melhorar a questão da dificuldade do aprendizado. O interesse do professor melhora com uso dessas novas ferramentas, desmistificando a robótica para o professor leigo. Ademais, a existência de sistemas completos de apoio à sua aplicação, gratuitos e livres, envolvendo conteúdos e ferramentas na web, além de uma política efetiva de educação continuada aos professores, têm colaborado para que a ferramenta se torne cada vez mais eficaz, principalmente, como ressaltado, nos conteúdos transversais à robótica.