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Navegando por Autor "Silva, Matheus Augusto Monteiro da."

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    TCC
    Proposta de inclusão curricular das normas de segurança de ambientes de produção com robôs colaborativos da Indústria 4.0 no curso de Engenharia Mecatrônica da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Matheus Augusto Monteiro da.; Souza, Marco Antonio Dantas de; Cabral, Eric Lucas Dos Santos; Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes
    A emergência por novas tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 e à Internet das Coisas (IoT), levou ao desenvolvimento e utilização de robôs colaborativos, popularmente denominados de Cobots (Collaborative Robots). Os Cobots estão cada vez mais presentes nos locais de trabalho no Brasil, sendo uma nova geração de robôs projetados para operar com segurança, lado a lado com os seres humanos em um espaço colaborativo. O engenheiro mecatrônico é o profissional responsável pelos sistemas eletromecânicos automatizados, logo, deve estar capacitado de forma completa acerca das máquinas e de toda a Indústria 4.0, conhecendo as premissas das normas que regulam o ambiente de trabalho com robôs e máquinas. Durante a formação do profissional, as instituições de ensino possuem importante papel ao estabeleceram as disciplinas e conteúdo que serão abordados durante a graduação. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferta o curso de nível bacharelado em Engenharia Mecatrônica desde o ano de 2012, com duração de cinco anos, tendo-se disciplinas voltadas para a formação básica da engenharia e outras específicas da mecatrônica, como a introdução à robótica e a automação industrial, sem, no entanto, trabalhar minuciosamente a segurança nos ambientes de produção com robôs colaborativos, trabalhando as normas regulamentadores do setor. Diante do crescimento da robótica colaborativa e da importância do engenheiro mecatrônico para o setor, o presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar um novo componente curricular para o curso de Engenharia Mecatrônica da UFRN que aborde a segurança em ambientes com robôs colaborativos. A pesquisa desenvolvida foi do tipo exploratória, sendo realizada através de revisão bibliográfica e posterior proposta de componente curricular, tomando como objeto normas de segurança que envolvem os ambientes de produção com robôs colaborativos, de modo a propor suas inserções na grade curricular do curso de engenharia mecatrônica da UFRN. Com a realização da pesquisa, elaborou-se uma proposta de componente curricular a ser acrescentada à grade do curso como disciplina obrigatória, intitulada de “MCA0009 – Robótica Colaborativa: Normas de Segurança para Ambientes com Cobots”, com 60 horas/aula, abordando desde introdução à robótica colaborativa, contextualização da segurança do trabalho com enfoque na NR 12, ao estudo das normas nacionais e internacionais. Com a proposta espera-se que haja uma atualização contínua do desenvolvimento da robótica no meio acadêmico, de modo a construir um conhecimento sempre atualizado e oferecer aos alunos do curso de engenharia mecatrônica da UFRN uma formação completa.
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