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Navegando por Autor "Silva, Micheli Gomes da"

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    Dissertação
    Design instrucional contextualizado no serviço público federal: um guia para o planejamento de ações de desenvolvimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-04) Silva, Micheli Gomes da; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; https://orcid.org/0009-0009-2214-3786; http://lattes.cnpq.br/5813185338171248; Granja, Brunna Carvalho Almeida; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Maia, Dennys Leite
    Esta pesquisa versa sobre o planejamento do Programa de capacitação e qualificação dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerando a necessidade crescente de aprendizagem contínua nas organizações, destacamos a importância de um planejamento eficiente para a oferta de ações de formação continuada de qualidade que atendam às demandas institucionais e aos interesses dos servidores. Desse modo, investigamos como questão de pesquisa: quais estratégias podem favorecer o planejamento de propostas formativas que atendam a complexidade da formação continuada no setor público e tornem esse processo mais eficiente e dinâmico? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um modelo de planejamento, fundamentado no design instrucional contextualizado, para as ações de desenvolvimento no serviço público. Na fundamentação teórica deste estudo, debatemos a formação continuada no serviço público, o planejamento da formação continuada, a inovação no planejamento e o Design instrucional contextualizado. Para essa investigação será realizada uma pesquisa participante, tendo em vista a integração da pesquisadora com o ambiente social do objeto de estudo. No tocante aos objetivos, se constitui como exploratória por buscar aprofundar os conhecimentos relativos ao fenômeno analisado. Para tanto, realizamos um diagnóstico da realidade da DCEP, utilizando como instrumento a análise documental, a observação participante e a análise SWOT; elaboramos o modelo de planejamento, a partir do diagnóstico construído, da análise da literatura e fundamentado nas orientações do design instrucional contextualizado e, por fim, realizamos a avaliação do modelo de planejamento com a equipe DCEP, procedendo com uma análise colaborativa e a aplicação de um questionário por meio do Google Formulário. Adotamos a abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado do objeto delimitado, e a natureza aplicada por buscar intervir em problemática vivenciada na realidade social em estudo. Assim, buscamos construir um modelo de planejamento que possa contribuir para a melhoria na qualidade das ações de desenvolvimento dos servidores da UFRN. Como resultados deste estudo, produzimos um modelo de planejamento fundamentado no design instrucional contextualizado, partindo do diagnóstico da realidade da DCEP. Na avaliação inicial deste modelo, observamos sua coerência com as necessidades da unidade e viabilidade para sua implementação. O modelo elaborado fomenta processos contínuos de avaliação e aperfeiçoamento das atividades formativas disponibilizadas aos servidores, bem como, propicia a revisão constante do próprio fluxo de planejamento. Entre as contribuições desse modelo ressaltamos as possibilidades para promover a eficácia no planejamento das ações formativas por possibilitar uma visão mais completa do todo e permitir analisar melhor quais etapas ou procedimentos podem ser aperfeiçoadas para gerar os resultados desejados. Somado a isso, produzimos um guia de orientação, no formato e-book, sobre o modelo de planejamento para subsidiar o gerenciamento das ações formativas e auxiliar na integração de novos servidores a equipe DCEP. Por fim, os elementos resultantes desta pesquisa são oportunidades importantes para refletirmos e investirmos na qualidade das ações de desenvolvimento ofertadas aos servidores. No entanto, indicamos a necessidade de mais estudos na área que foque, principalmente, na realidade prática das equipes que gerenciam esses projetos formativos e nas necessidades educacionais dos servidores.
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    TCC
    O ensino de história no ensino superior: a prática da pesquisa histórica por meio da aprendizagem baseada em problemas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Silva, Micheli Gomes da; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Souza, Juliana Teixeira; Chaves, Edilson Aparecido
    Este estudo, a partir de discussões sobre a formação inicial dos profissionais de história, reflete sobre a prática da pesquisa histórica como estratégia didática para o ensino de história na universidade. Entende-se que o ensino de história, no âmbito acadêmico, precisa superar a dicotomia entre teoria e prática, para proporcionar experiências de aprendizagem significativas, que possibilitem aos futuros historiadores desenvolver os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para sua atuação em contextos diversos, marcados por inovação e transformações constantes. Nessa perspectiva, a prática da pesquisa histórica possibilita aos graduandos de história experiências significativas, promovendo a análise crítica dos fenômenos sociais estudados e vivenciados, favorecendo a construção de conhecimentos, bem como, a ampliação de suas competências. Com esse debate, se objetiva refletir sobre novas metodologias de aprendizagem para o curso de história, no ensino superior, que potencializem a prática da pesquisa histórica. A partir dos resultados de pesquisa bibliográfica realizada, que demonstrou a carência de estudos que reflitam sobre as possibilidades da aprendizagem baseada em problemas para o ensino de história, propomos uma sequência didática que auxilie os docentes na implementação dessa metodologia ativa para promover práticas de pesquisa histórica nos cursos de graduação.
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