Navegando por Autor "Silva, Monick Alexandre da"
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Artigo Análise das práticas de gestão da informação do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes-HMGF no município de Alexandria - RN(Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2011-06-18) Hékis, Hélio Roberto; Silva, Monick Alexandre da; Sousa, Adriano Carlos Amorim dde PaivaA informação de um hospital, assim como em qualquer organização, é um ativo de valor significativo, trazendo assim a necessidade de controle e gerenciamento. Este estudo apresenta a análise da gestão do sistema de informação de um hospital localizado no município de Alexandria, rio grande do norte. O método de pesquisa foi baseado em pesquisas bibliográficas e descritivas, onde foram realizadas pesquisas, entrevistas e observações. Têm-se como objetivo geral analisar os sistemas de informação do hospital e assim apontar ações voltadas para melhoria do desempenho do mesmo. Para compreender este sistema foi necessário apreciar o processo produtivo, levantar o fluxo de informações, os documentos de registro e os procedimentos envolvidos. Foi constatado que a informação é a base para o bom funcionamento de um processo, envolvendo assim práticas de registro e disseminação, podendo proporcionar a integração entre funções diversasDissertação Análise dos fatores determinantes do gênero feminino nos cursos de engenharia: uma perspectiva da UFRN e escolas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-30) Silva, Monick Alexandre da; Almeida, Mariana Rodrigues de; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/4122138551055671; Vivacqua, Carla Almeida; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; Andrade, Adja Ferreira de; Martinhon, Carlos Alberto de JesusA educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto as desigualdades sociais do país são causadas e mantidas pela configuração do ensino e acesso à universidade. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos preferem escolher profissões da área de exatas ou tecnológica e as meninas profissões da área da saúde ou biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários em 2015 para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior da UFRN e junto aos alunos do ensino médio de quatro instituições públicas do município de Natal. Utilizando de estatística descritiva e do Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, é percebido forte influência do aspecto psicológico, econômico, social e institucional. Através deste diagnóstico é proposto um plano de ação a ser implantado no ensino médio, onde espera-se, contribuir com a literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio, diminuindo a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas a cunho social e profissional.