Navegando por Autor "Silva, Núbia Emanuele"
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TCC Mediação literária na formação dos leitores: ações, espaços e público-alvo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Silva, Núbia Emanuele; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; http://lattes.cnpq.br/9604670095045045A mediação literária tem se destacado nas bibliotecas como uma prática essencial para o estímulo à leitura e à formação de leitores críticos e autônomos. Este trabalho tem como objetivo geral investigar a presença da produção acadêmica acerca da mediação literária como um dos caminhos da Biblioteconomia para o fortalecimento de uma sociedade leitora. Nesse contexto, delimitou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como a mediação literária tem sido abordada na produção acadêmica da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, e de que forma essa abordagem contribui para a formação de leitores? A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva e utiliza o método quantitativo e qualitativo. Como procedimentos técnicos, realizou-se o levantamento bibliográfico e a análise de livros, artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos, com ênfase em produções que tratam da mediação literária para a revisão de literatura. A coleta de dados foi fundamentada em um levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), no mês de maio de 2025. Nessa busca, foram recuperados 168 artigos, dos quais 23 atenderam aos critérios de seleção estabelecidos para o recorte da pesquisa. A análise dos dados demonstrou que as práticas de mediação literária, quando desenvolvidas de forma intencional e sistematizada pelas bibliotecas, possuem um papel significativo na promoção da leitura, especialmente entre públicos diversos. Os resultados evidenciam que tais práticas não apenas aproximam o leitor do universo literário, mas também potencializam o papel social da biblioteca como espaço de formação cultural e cidadã. Constatou-se, ainda, que ações como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas literárias e projetos interdisciplinares são estratégias frequentemente relatadas nos artigos analisados, sendo efetivas na criação de vínculos entre os leitores e o livro. Com base na literatura e nos dados coletados, conclui-se que a mediação literária é uma ferramenta estratégica no contexto da Biblioteconomia, capaz de tornar as bibliotecas espaços mais dinâmicos, atrativos e inclusivos. As práticas analisadas revelam-se eficazes tanto para atrair novos usuários (e leitores) quanto para engajar de forma mais ativa os frequentadores já existentes. Além disso, a produção acadêmica identificada reforça a importância da mediação como ação planejada e fundamentada em teorias da leitura, ampliando o papel do bibliotecário como mediador cultural e literário. Dessa forma, este trabalho contribui para o fortalecimento do debate sobre o incentivo à leitura e o protagonismo das bibliotecas na construção de uma sociedade leitora.