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    TCC
    Transtornos de linguagem em pessoas que se comunicam por língua de sinais: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Silva, Natalia de Sousa Leal; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; 0000-0002-6210-3174; http://lattes.cnpq.br/0551873697696172; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Santos, Paulo Roberto de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546
    Objetivo: Identificar e analisar a produção científica que aborda a ocorrência de transtornos de linguagem em pessoas surdas que se comunicam por língua de sinais. Estratégia de pesquisa: Levantamento da literatura nacional e internacional nas bases de dados, Embase, ERIC, LILACS, PubMed e Scielo. A pergunta norteadora foi “Como a Fonoaudiologia aborda os casos de pessoas surdas usuárias de língua de sinais e que são acometidas por transtornos de linguagem nessa modalidade?”. Critério de seleção: Artigos que abordavam práticas fonoaudiológicas em quadros de transtorno de linguagem em população usuária de língua de sinais. Resultados: Foram identificados 295 artigos, após aplicar os critérios de elegibilidade oito foram incluídos na análise. O intervalo de tempo de publicação encontrado foi de 12 anos (de 2007 até 2018), estudos majoritariamente do Reino Unido, de delineamento observacional e ainda com amostra restrita. Conclusão: Há escassez de estudos que abordem os transtornos de linguagem em crianças surdas sinalizadoras, principalmente no âmbito nacional. Esse achado chama atenção para a necessidade de estudos que abordem práticas fonoaudiológicas de intervenção nesses transtornos, viabilizando a formação dos fonoaudiólogos quanto às práticas clínicas.
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