Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Nayla Maria Gomes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A trajetória docente e as escolhas pedagógicas de professores de música em contexto religioso: um estudo com narrativas autobiográficas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-01) Silva, Nayla Maria Gomes da; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5226699324436483; Ferreira Filho, João Valter; Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues
    Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral compreender a relação entre a trajetória docente e as escolhas pedagógicas dos professores de música da Escola de Música Renascer em Cultura (EMRC). A pesquisa foi realizada com dois professores e uma monitora da referida escola. Em um primeiro momento, contextualizo sobre a educação musical que ocorre em espaços religiosos, abordo as contribuições de Santo Agostinho e Lutero para a música na igreja. Para a realização desta pesquisa, utilizei o método (auto)biográfico; desse modo, nos trabalhos que compõem minha revisão da literatura busquei trazer um diálogo com as narrativas de professores que atuam em contexto religioso. Os trabalhos encontrados foram agrupados e categorizados nos eixos de estudos do sujeito abordado por Passeggi (2011, 2020). Descrevo a tradição da pesquisa (auto)biográfica e suas contribuições para a formação docente baseando-me nos conceitos apresentados por Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2008, 2020). Também exploro os conceitos de experiência formadora e formação de experiência propostos por Josso (2004, 2010), que fundamentam o trabalho biográfico desta pesquisa. As narrativas dos professores e da monitora foram coletadas por meio de memoriais de formação (Prado; Soligo, 2007) e encontros online. A análise dos dados, baseada nos memoriais de formação e nos encontros online, seguiu os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados indicam que a relação entre a trajetória docente e as escolhas pedagógicas é mediada por experiências formadoras significativas, que compõem os reservatórios pedagógicos desses educadores.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM