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Navegando por Autor "Silva, Patríck Stéinner de Moura"

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    Dissertação
    Superfície "uma aventura de recolonização da terra": um RPG didático sobre forças intermoleculares baseado na BNCC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Patríck Stéinner de Moura; Moreira, Patrícia Flávia da Silva Dias; https://orcid.org/0000-0002-5193-8934; http://lattes.cnpq.br/9109298434418130; http://lattes.cnpq.br/5455821522547535; Moraes, Edgar Perin; https://orcid.org/0000-0002-1998-8042; http://lattes.cnpq.br/0705932816454884; Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
    O presente trabalho propôs o uso de um jogo de RPG (Role-Playing Game) autoral para o ensino e/ou fixação das propriedades físicas da matéria de forma colaborativa. RPG em tradução livre significa jogo de interpretação de personagens, no qual há um narrador/mestre, geralmente sendo o professor a assumir este papel, que conta a história aos jogadores, os alunos. Através do jogo de RPG é possível criar situações que transcendem a realidade da sala de aula, inserindo os alunos em um ambiente simulado, onde eles interpretam personagens criados com habilidades definidas previamente, enfrentando desafios propostos pelo mestre do jogo. O RPG proposto trata-se de um jogo com caráter lúdico-didático, enfocando os conteúdos: densidade, pontos de fusão e ebulição, polaridade, forças intermoleculares e solubilidade. O objetivo da pesquisa foi traçar as aproximações de algumas características e habilidades do jogo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e descrever como a utilização desse recurso favorece o desenvolvimento das mesmas. O produto educacional elaborado foi aplicado em alunos de 3ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Osmira Eduardo de Castro, onde o pesquisador trabalha. Os alunos, sujeitos da pesquisa, viram os conteúdos abordados no jogo em uma série anterior, o que possibilitou a revisão, fixação e modificação dos mesmos. A pesquisa é de natureza qualitativa com observação participante, levando em consideração a ação dos sujeitos e interferência do pesquisador que pela própria natureza do RPG (a relação mestre/jogadores) interagiu na construção da história do jogo. O produto educacional foi apresentado a turma, incluindo apresentação da ambientação do jogo, regras e condução do jogo com os personagens pelos cenários da aventura sendo jogado em grupo. A coleta de dados da aplicação do RPG foi realizada através de transcrição das sessões do jogo em conjunto com o diário de campo do professor pesquisador. Posteriormente foi aplicado um questionário para verificar percepções gerais dos alunos sobre o jogo. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo por Bardin, os dados foram categorizados e enquadrados, relativo à habilidades e competências, permeadas no conteúdo e nos aspectos que o jogo favoreceu o desenvolvimento das mesmas. Verificou-se que houve resgate de conhecimentos prévios sobre densidade e forças intermoleculares, como propostos pelos respectivos desafios aplicados no jogo, assim como outros assuntos inicialmente não previstos, revelando potencial para trabalhar outros conteúdos. Também foi observado o aparecimento de algumas concepções alternativas e como estas influenciaram na previsão errônea das propriedades da matéria, como por exemplo, a dificuldade em estabelecer relação entre fórmulas estruturais e outros conceitos químicos para o entendimento de propriedades macroscópicas das substâncias. Foi ressaltado nos diálogos entre os alunos ao longo do jogo e suas percepções o uso intenso dos conhecimentos químicos para resolução dos desafios nos diversos contextos criados, e evidenciou-se o caráter lúdico do jogo, situando o RPG como uma ferramenta versátil na criação de situações de aprendizagem que envolvem conhecimentos científicos, no exercício e desenvolvimento de algumas competências e habilidades da BNCC, no mapeamento de dificuldades dos alunos e como metodologia alternativa e prazerosa para o ensino de química.
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