Navegando por Autor "Silva, Paula Késia Fernandes"
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TCC Contribuições do AEE para a inclusão de crianças com deficiência na Escola Municipal Professor Salustiano Medeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Silva, Paula Késia Fernandes; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Menezes, Ronny Diógenes de; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzA presente pesquisa faz uma abordagem sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE e sua relação com a inclusão de crianças com deficiência em uma escola pública do município de Currais Novos/RN. Está fundamentada teoricamente nos estudos de Mazzotta (2003), Sassaki (1997), Mantoan (2003), Beyer (2006), Bueno (1999), dentre outros. É caracterizada como um estudo de caso, inserido na abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como instrumentos para a construção de informações a observação e a realização de entrevistas, que foram feitas com duas professoras, sendo uma que atua no AEE e outra que atua numa turma de anos iniciais do ensino fundamental, que tem quatro alunos que recebem o AEE. Teve com objetivo geral identificar como o Atendimento Educacional Especializado se relaciona com o processo de inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Salustiano Medeiros no município de Currais Novos/ RN. Também foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar o aspecto organizacional e pedagógico da Sala de Recursos Multifuncionais, investigar de que forma acontece o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais; identificar que alunos são atendidos pelo AEE e quais critérios são utilizados para a matrícula na educação especial. E ainda identificar como o Atendimento Educacional Especializado se relaciona com o processo de inclusão do aluno com deficiência nas classes regulares. Para isso, foi feita uma discussão sobre o percurso histórico da educação especial, culminando com a sua organização no contexto da educação inclusiva. Foram destacados alguns aspectos conceituais e estruturais inerentes à modalidade de educação especial. Versa, ainda, sobre as políticas educacionais inclusivas e a reconfiguração da educação especial até a implantação do AEE nas salas de recursos multifuncionais. Dessa forma, foram analisados os aspectos organizacionais e pedagógicos da sala de recursos multifuncionais, evidenciando como acontece o atendimento, o público atendido e os critérios que norteiam a matrícula dos alunos da referida instituição no AEE, identificando como esse atendimento se relaciona com o processo de inclusão do aluno com deficiência nas classes regulares. Dessa forma, concluímos que o AEE da referida instituição de ensino, embora não atenda satisfatoriamente às orientações das políticas nacionais, contribui significativamente para a inclusão do aluno com deficiência nas classes regulares, colaborando para a construção da sua autonomia e para a aprendizagem dos conteúdos trabalhados na classe regular.