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Navegando por Autor "Silva, Pedro Henrique dos Santos"

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    TCC
    Análise de métodos de estimativa de capacidade de carga e tensão admissível a partir de ensaios de prova de carga em placa em solo arenoso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Fonseca, Arthur Tauan da; Costa, Yuri Daniel Jatobá; Silva, Pedro Henrique dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4326878510905930; Araújo, Duílio Assunção Marçal de; Chaves, Leonardo Flamarion Marques
    O presente trabalho foi elaborado na análise dos métodos teóricos e semi-empíricos utilizados para estimar a capacidade de carga e tensão admissível do sistema solo-fundação a partir de ensaios de prova de carga em placa em solo arenoso. Foram realizados ensaios de sondagens à percussão com medida do índice de resistência à penetração (NSPT) em cada base destinada a construção de uma sapata circular. Empregou-se os métodos teórico de Terzaghi (1943) e semiempírico do Architectural Institute of Japan (2001) e de Teixeira (1996) para estimar a capacidade de carga e a tensão admissível do sistema solo-placa. Utilizou-se o método de Van Der Veen (1953) para determinar a tensão de ruptura, visto que nenhuma das provas de cargas diretas apresentou ruptura nítida ou física. A análise dos resultados ocorreu a partir dos valores obtidos, comparando-se a capacidade de carga e a tensão admissível estimada pelos métodos estudados com os valores observados nos ensaios de prova de carga em placa. Notou-se que os métodos de Terzaghi (1943) e do Architectural Institute of Japan (2001) tenderam a subestimar a capacidade resistente do solo, embora apresente diferenças percentuais menos dispersos em relação aos ensaios de prova de carga em placa. O método de Teixeira (1996), por sua vez, apresentou o melhor comportamento, estimando valores próximos aos observados em campo, não obstante, foi o método com maior variabilidade, dificultando estabelecer quais as condições ideais para sua aplicação.
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    TCC
    Influência da dimensão no comportamento de fundações diretas através de simulações numéricas de prova de carga em areia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Pedro Henrique dos Santos; Costa, Carina Maia Lins; Costa, Yuri Daniel Jatobá; Oliveira, Luciane Marcela Filizola de
    Este trabalho analisou a influência do efeito da dimensão no comportamento de fundações diretas por meio de simulações numéricas de provas de carga em placa com diferentes diâmetros (0,50 m a 3,20 m) em dois aterros de areia com densidades relativas de 45% e 70%. As simulações numéricas foram realizadas por meio da ferramenta computacional Plaxis 2D, baseada no método dos elementos finitos, utilizando-se o modelo constitutivo hiperbólico Hardening soil na representação do comportamento do solo. A validação do modelo numérico baseou-se na comparação de resultados de provas de carga em placa realizadas em campo com os resultados das simulações numéricas. Os ensaios foram executados, utilizando a modalidade da carga mantida rápida, com placas circulares de 0,50 m e 0,80 m de diâmetro. O critério de B/30, onde B é o diâmetro da placa, foi adotado para determinar a capacidade de carga, uma vez que nenhuma curva tensão x recalque das simulações numéricas apresentou ruptura nítida ou física. A partir dos valores obtidos, procedeu-se a análise do comportamento da capacidade de carga e do recalque com a variação do diâmetro das placas. Além disso, comparou-se os resultados de capacidade de carga das simulações numéricas com a capacidade de carga estimada pela equação semi-empírica do Architectural Institute of Japan (AIJ) que leva em consideração o efeito da dimensão. A capacidade de carga e o recalque apresentaram um comportamento não linear com a variação da dimensão, divergindo do comportamento esperado pelos métodos teóricos. Por fim, analisou-se a influência do efeito da dimensão na distribuição de tensões verticais efetivas abaixo da placa.
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    Dissertação
    Numerical analysis of a semi-integral bridge abutment undergoing cyclic lateral displacements
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-18) Silva, Pedro Henrique dos Santos; Costa, Yuri Daniel Jatobá; Costa, Carina Maia Lins; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/3360412731519322; Zornberg, Jorge Gabriel; ; Schiavon, José Antônio;
    Integral abutment bridges (IABs) and semi-integral abutment bridges (SIABs) are structural systems built without thermal expansion joints at the abutments. In view of this peculiar characteristic, the abutment undergoes combined movements of translation and rotation due to the expansion and contraction of the superstructure caused by temperature variations. Such behavior favors the increase of lateral earth pressures on the abutment and vertical displacements of the backfill surface, due to a complex soil-structure interaction mechanism associated with the cyclic lateral displacements of the abutment. The purpose of the present investigation is to assess the effects of cyclic lateral displacements on the response of the backfill-abutment system of a SIAB. A finite element model was developed and validated based on field data from an instrumented SIAB located in the State of Texas, USA. Field data were obtained from pressure cells installed against the abutment, and from temperature sensors positioned under the bridge superstructure. The soil stress-strain behavior was represented by a hyperbolic constitutive model, and the effects of expansion and contraction of the superstructure were simulated by prescribed horizontal displacements estimated from temperature variations measured by the temperature sensors. Predictions with the proposed numerical model were found to produce a good match with field data. After the validation phase, numerical simulations were performed to predict the daily and annual responses of the backfill-abutment system, as well as to analyze the influence of the completion season of the bridge construction, the pile foundation stiffness, and the lateral displacement amplitude on the response of the system. It was found that lateral earth pressures on the abutment and vertical displacements of the backfill surface increased with cycles. Lateral earth pressures presented a nonlinear distribution along the abutment height. The backfill experienced settlements near the abutment and heave at a certain distance from the abutment. The largest settlements occurred near the backfill-abutment interface and decreased with increasing distance from the abutment. While vertical displacements were not found to stabilize, earth pressures tended to reach a steady state after a few cycles. The completion season of the bridge construction influenced the vertical displacements but not the lateral earth pressures. Lateral earth pressures and vertical displacements were not affected by the pile foundation stiffness. However, the lateral displacement amplitude influenced both lateral earth pressures and vertical displacements.
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