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Navegando por Autor "Silva, Priscila Lopes da"

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    Dissertação
    Áreas verdes urbanas e qualidade de vida: percepções dos usuários no Bosque dos Namorados, Natal, RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Silva, Priscila Lopes da; Ferreira, José Gomes; http://orcid.org/0000-0002-2539-1111; http://lattes.cnpq.br/8740764604882277; http://lattes.cnpq.br/1157775825022202; Souza, Bertulino José de; Vidal, Diogo Guedes; Figueiredo, Fábio Fonseca; Silveira, Raquel Maria da Costa
    As áreas verdes das cidades, locais onde há o predomínio de vegetação arbórea, dotados de infraestrutura, com função estética, ecológica e de lazer, cumprem uma importante função ambiental, de biodiversidade e promoção da saúde. Ao mesmo tempo, são espaços que promovem bem-estar e qualidade de vida aos residentes, estimulando interações sociais, práticas de lazer, atividades esportivas e recreativas. Considerando os potenciais benefícios destes locais à qualidade de vida, buscou-se no presente estudo analisar a apropriação e percepção dos usuários do Bosque dos Namorados-Natal/RN, entendendo que a análise da forma como este local é percebido pelas pessoas, pode incrementar os estudos de avaliação e propor a criação de novas áreas verdes. A metodologia de pesquisa adota o método quali-quanti, por meio do nível descritivo e explicativo, características de estudos de caso, viabilizada pela pesquisa de percepção (Gil, 2008; Alves-Mazzotti, 2006). Quanto às técnicas de pesquisa utilizadas, adotaram-se: revisão sistemática integrativa, trabalho de campo com observação direta, registro de imagens e questionário semiestruturado. A partir da leitura e análise dos estudos da revisão sistemática, pôde-se categorizar os benefícios das áreas verdes no que tange aos aspectos inerentes aos fatores sociais, ao meio físico e à fauna e flora. Observou-se com os resultados da pesquisa, que os entrevistados entendem como principal benefício das áreas verdes a proximidade com os elementos que compõem o meio físico, como a convivência em áreas arborizadas. A vivência nestes locais, atribuída a atividades de lazer, recreação e atividades físicas, praticadas sobretudo sob interações sociais, remete a sensações de tranquilidade, paz e bem-estar. Concluiu-se ainda que, embora os usuários estejam satisfeitos com o Bosque de forma geral, percebem como deficitários os aspectos de infraestrutura, bem como demandam a realização de maior quantidade de eventos. Mesmo levando em conta a importância das áreas verdes nas cidades, conforme prevê a sua criação em planos de ordenamento urbano, observou-se que os usuários se mostram insatisfeitos com as áreas verdes dispostas nas proximidades de suas residências, localizadas principalmente em bairros distintos ao do Bosque. Assim, destaca-se a necessidade de que políticas públicas destinadas ao lazer, garantam que a população tenha acesso a áreas verdes, dotadas de infraestrutura adequada, com potencialidade para realização de atividades, acessíveis e próximas às residências, ensejando a identidade das pessoas com os espaços públicos.
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    Dissertação
    A criança com paralisia cerebral na educação infantil: um olhar sobre a prática docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-29) Silva, Priscila Lopes da; Martins, Lúcia de Araújo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; ; http://lattes.cnpq.br/1788947173497252; Vieira, Francileide Batista de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; ; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; Miranda, Teresinha Guimarães;
    A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, além de ser um tema ainda pouco abordado no meio científico, é um desafio atual no tocante à prática docente. Com base nesse aspecto, nosso objetivo na pesquisa empreendida, que resultou na elaboração do presente trabalho, foi o de analisar como se processa a prática docente com vistas à inclusão escolar de uma criança com paralisia cerebral em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Natal /RN. De forma mais específica, procuramos: refletir sobre a prática da professora responsável pela turma, no tocante ao desenvolvimento da criança com paralisia cerebral; analisar as interações existentes entre educador e criança que apresenta paralisia cerebral; observar a atuação docente na perspectiva do favorecimento da interação entre a criança com paralisia cerebral e as demais crianças. Para isso, realizamos uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, e para tanto optamos pelo método do Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos metodológicos a análise documental, a pesquisa bibliográfica, a entrevista do tipo semiestruturada, a observação e a filmagem de cenas relativas à prática docente. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e a criança com paralisia cerebral. Os dados construídos durante a investigação apontaram para o fato de que a prática da professora não estava direcionada às necessidades específicas da aluna com paralisia cerebral, mas que era desenvolvida de forma semelhante para todas as crianças, em classe. A presença de limitações significativas para a inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil pode ser considerada como resultante da falta de uma preparação adequada da professora, tanto em nível da formação inicial, como da formação continuada, bem como da carência de orientações à docente, em processo, sobre a educação da criança com paralisia cerebral, o que a impossibilitava de contribuir de maneira efetiva para o seu maior desenvolvimento cognitivo e social.
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