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    Tese
    Um lírico na periferia do capitalismo: modernismo e modernização na “comunidade imaginada” brasileira a partir da obra poética e em três epistolários de Carlos Drummond de Andrade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-27) Silva, Renato Kleibson da; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/3140908095325108; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Lima, Tania Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Fernandes, Maria Aparecida da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3852895195450398; Matos, Teresa Cristina Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/6597687025275700
    Esta tese investiga a relação entre a modernidade estética, na poesia de Carlos Drummond de Andrade, com ênfase nos decênios de 1930 e 1940, em face da modernização da sociedade brasileira durante o período. Utilizando o conceito de “comunidade imaginada”, do historiador britânico Benedict Anderson, analisamos a contribuição de Drummond para a formação da sociedade brasileira moderna à luz da modernidade estética e da modernização na periferia do capitalismo. Para tanto, utilizamos como recorte metodológico, dois suportes materiais em duas frentes distintas de atuação. O primeiro deles na esfera pública, o escrutínio dos cinco primeiros livros de Drummond – Alguma poesia (1930), Brejo das almas (1934), Sentimento do mundo (1940), José (1942) e A rosa do povo (1945), cujo objetivo é fazer uma análise, na área da sociologia da cultura e da arte, das modificações e dos jogos no interior da modernidade estética na interface com a dinâmica dosintelectuais/escritores durante a primeira Era Vargas. O segundo suporte, desta vez na esfera privada, direcionamos na pesquisa de três epistolários cujos respectivos correspondentes contribuíram para entendemos a dinâmica e os conflitos internos que levaram à “comunidade imaginada” brasileira moderna. Dentre os missivistas que se corresponderam com Drummond, por ordem cronológica, aqui nesta tese, temos Mário de Andrade com sua verve performática e suas encruzilhadas na estética moderna; Alceu Amoroso Lima e a conjuntura política do quimérico catolicismo na rotina do poeta-servidor público Drummond e, por fim, Cyro dos Anjos, o melancólico amanuense que no ramerrão do dia a dia nos revelou as circunstâncias e as angústias do intelectual/escritor na periferia do capitalismo.
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    Dissertação
    O som ao redor do baile: retomada e pós-retomada no cinema produzido em Pernambuco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Silva, Renato Kleibson da; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/3140908095325108; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Carvalho, Noel dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9305310105250534
    Essa dissertação expõe o trajeto do cinema independente pernambucano da Retomada de sua produção na segunda metade da década de 1990, até meados de 2012 quando o setor consegue consolidar um forte Edital de financiamento (Funcultura) para as suas produções e paralelamente institui alguns mecanismos simbólicos que contribuíram para consolidar este novo clico, a pós-Retomada, são eles: a cinefilia e a brodagem. Por se tratar de uma cinegrafia fora do eixo Rio-São Paulo, ou seja, fora do grande centro de produção da indústria cultura brasileira, o cinema produzido em Pernambuco erigiu um modus operandi muito particular, onde entrecruzam-se uma base material, a consolidação do Funcultura, com duas práticas simbólicas em retroalimentação: a cinefilia e a brodagem. Neste sentido, buscamos não sobredeterminar a perspectiva material sobre a simbólica. Com isso, seguimos o trajeto da cinefilia em comunicação direta com a brodagem, como estas duas lógicas pressionaram os governantes para constituírem um Fundo de financiamento separado das demais linguagens artísticas do estado. Nesta perspectiva, buscamos traçar a trajetória desta cinegrafia em suas matizes não só externas, como também internas aos filmes A partir daí, criamos categorias para definir e distinguir as nuances das produções da Retomada e da pós-Retomada tanto no que se refere às opções éticas e estéticas dos realizadores das duas gerações.
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