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Navegando por Autor "Silva, Reniane Paula da Cunha"

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    TCC
    Dos PCNs à BNCC: o que mudou no currículo dos anos iniciais e finais do ensino fundamental?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Silva, Reniane Paula da Cunha; Freitas, Rita Diana de; Freitas, Rita Diana de; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Santos, Cleonoura Barros dos
    O presente artigo analisa as mudanças promovidas no Ensino Fundamental - Anos Iniciais a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, demonstrando o que pode ser considerado ampliação ou inovação em relação aos PCNs. Destaca como ponto central das mudanças o apelo à contínua construção de competências e habilidades pelos alunos durante seu processo formativo em toda educação básica. Consiste em uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfica e documental, que empreende uma revisão acerca da abordagem da BNCC quanto à formação nos anos iniciais do ensino fundamental que favorece o processo da alfabetização, pontuando as diferenças inerentes aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como as respectivas colaborações e interfaces desses tempos formativos da educação básica, em vista da construção humanística e cidadã. Sem esgotar a discussão da temática, este trabalho aponta para possíveis reflexões squanto a atuação docente para o desenvolvimento das crianças nessa etapa. O estudo apontou que as contribuições da BNCC estão no caminho ou até aperfeiçoamento do que os PCNs já pensavam no campo do currículo, e esta última universaliza as concepções de competências e habilidades. Conclui-se que, as diretrizes preconizadas pela BNCC não anula m aquelas já defendidas pelos PCNs, mas ao contrário, aperfeiçoa m e traz em nossas formas e concepções quanto à exploração do currículo em vistas ao ensino-aprendizagem focado no que se defende no desenvolvimento de práticas sociais.
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