Navegando por Autor "Silva, Ricardo Henrique Araújo da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Diálogo com a realidade pedagógica de professores de educação física que atuam com turmas onde estão crianças com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Silva, Ricardo Henrique Araújo da; Araujo, Allyson Carvalho de; Dias, Maria Aparecida; Susa, Dandara Queiroga de OliveiraO presente estudo tem como objetivo identificar os estilos de ensino utilizados pelos professores de educação física nas aulas para alunos com deficiência visual e conhecer o panorama de ações dos mesmos. Este trabalho vem responder a indagações pessoais e acrescentar novos conhecimentos e reflexões no meio acadêmico, pois a inclusão na Educação Física tem sido assunto de debates e discussões. Nossa pesquisa é do tipo descritiva e de caráter qualitativo, para coleta dos dados foram aplicados questionários com 8 (oito) professores da rede municipal de ensino na cidade do Natal. O trabalho está organizado em três capítulos, os dois primeiros trazem um resumo das temáticas norteadoras e o terceiro apresenta as discussões e reflexões advindas da análise dos dados. Os resultados encontrados mostraram que 75% dos professores entrevistados utilizam o estilo de ensino descoberta guiada, seguido do autocontrole, estilos esses que tendem a conferir autonomia para os alunos. Concluímos que os estilos de ensino precisam ser adaptados para atender as necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, mas devem apresentar respostas para os objetivos e dificuldades encontradas em cada aula. Concluímos também que o dia a dia de aulas para esses alunos é cheio de dificuldades, seja na formação profissional ou nas estruturas físicas, mas se apresenta como um ambiente desafiador e motivador para práticas pedagógicas adequadas que nos levem para uma sociedade inclusiva.