Navegando por Autor "Silva, Ricardo Rodrigues da"
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Dissertação Objetivos e conteúdos no ensino de física para adultos: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-16) Silva, Ricardo Rodrigues da; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/2057761593634233; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082A dissertação traz aprendizados, produções e resultados do estudo junto a uma turma com alunos adultos do Ensino Médio noturno de uma escola de ensino regular, na zona oeste de Natal-RN. Atuando como docente de Física, há um ano, na turma, cuja faixa etária dos alunos é entre 17 e 65 anos, sentíamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre as especificidades desses alunos e de construir formas de ensino que levassem a um processo pedagógico mais significativo junto aos estudantes. Entre essas formas de ensino, destacamos, primeiramente, a realização da atividade extraclasse que desencadeou narrativas orais dos alunos sobre suas histórias de vida. Tais narrativas levaram-nos a priorizar, como objetivos de ensino: a socialização e o resgate da busca por uma aprendizagem permanente; a autoestima; e o desenvolvimento de competências que favoreçam o exercício da autonomia. Os contatos prévios dos alunos com a vida no campo evidenciaram-se amplamente significativos para suas memórias e motivações, sugerindo a temática Natureza como matriz para temas geradores de momentos de ensino-aprendizagem com eles. Levando em consideração esses resultados, construímos uma proposta de ensino para a continuidade do trabalho com a turma, com a qual escolhemos o Clima como tema gerador dessa proposta, aqui apresentada e analisada. Além de um movimento entre problematizações elaboradas numa perspectiva temática via as questões iniciais dos alunos , e aquelas que provocávamos num âmbito mais conceitual, adotamos como aspecto metodológico central o uso da linguagem oral e escrita, enquanto exercício do dialogo, na perspectiva freiriana, e enquanto elemento estruturador de processos cognitivos, nas perspectivas de Vygotsky e de Bakhtin. O desenvolvimento da proposta foi registrado por gravações em áudio e escritas regulares do professor e dos alunos, durante 1 mês e meio. Como resultados positivos da proposta, ressaltamos a mudança de atitude dos alunos, evidenciando-se o aumento significativo da iniciativa deles na participação das aulas, assim como na elaboração criativa e crítica de argumentações sobre as situações estudadas.