Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Sérgio Santos da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Da escrita para a fala: uma proposta pedagógica de utilização do vídeo-aula no 9º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Silva, Sérgio Santos da; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/3000608199959010; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Simões, José da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da escrita, e, sobretudo, da oralidade na escola, em específico da oralidade em seu registro formal que, diferente da fala mais espontânea, exige certo grau de planejamento e monitoramento. As práticas aqui descritas envolvem, assim, procedimentos de leitura, produção e refacção de textos escritos, bem como práticas de oralidade e de produção de textos de concepção escrita destinados à oralização. Nesse sentido, o lastro teórico que dá sustentação a essas práticas consiste nas ideias de Marcuschi (2010) sobre escrita, oralidade e a relação de ambas com o meio de produção (fônico/gráfico) e a concepção discursiva (oral/escrita). Além disso, fez-se, neste trabalho, a opção por abordar o gênero resenha crítica, sobretudo pelo fato de, em uma perspectiva histórica, a resenha apresentar uma série de transposições de meio, o que possibilita um trabalho consistente tanto com a escrita quanto com a oralidade. Para abordar a resenha, optou-se pelo método CARS, concebido por Swales (1990), que percebe a organização do texto por meio da noção de unidades retóricas. A análise das unidades retóricas presentes nas resenhas produzidas pelos alunos tomou como base o modelo proposto por Bezerra (2009). Esta dissertação, enfim, trata de uma proposta de intervenção pedagógica, objetivada na aplicação de uma sequência didática, de acordo com o modelo concebido por LopesRossi (2011), cujo produto que se pretendeu alcançar foi a composição de vídeos-resenha, isto é, de resenhas transpostas para um suporte audiovisual.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM