Navegando por Autor "Silva, Samyramis Étila Coelho da"
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TCC Construindo a educação inclusiva: experiência de formação continuada desenvolvida pela APAE/Caicó/RN para professores que atuam na rede regular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Silva, Samyramis Étila Coelho da; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Menezes, Ronny Diógenes deO presente estudo agrupa um conjunto de reflexões acerca da experiência de formação continuada oferecida pela APAE de Caicó e sua contribuição paraa realização de práticas pedagógicas inclusivas, envolvendo alunos com deficiência. Teve como ambiente de pesquisa a APAE e embasou-se em autores como Imbernón (2009, 2011);Nóvoa (1995); Vieira (2012, 2014); Alarcão (2005) e Mantoan (2003).Foram consultados, também, aparatos legais, como a Constituição Federal do Brasil de 1988 (BRASIL, 1988), a LBD nº 9.394/96 (BRASIL, 1996) e outros documentos considerados importantes para a construção do presente trabalho. A pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa, delimitando-se a um estudo de caso, na qual foi utilizada como instrumento de construção de informações a pesquisa documental e a realização de entrevistas por pauta com docentes da rede regular de ensino, municipal e estadual. Teve como objetivo geral: analisar o papel da APAE/Caicó no tocante à formação continuada de professores da rede regular de ensino municipal que atuam na perspectiva educacional inclusiva. Também foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: identificar aspectos históricos e organizacionais relacionados à Associação de Pais e Amigos dos excepcionais APAE/Caicó-RN; caracterizar a dimensão pedagógica da APAE de Caicó e seu papel no processo de escolarização dos alunos por ela atendidos; identificar as ações de formação continuada de professores, através do Projeto Vivenciando a Inclusão realizado pela APAE de Caicó; analisar as implicações desse processo de formação nas práticas dos participantes, na perspectiva da educação inclusiva.As análises nos levaram a constatar que a formação continuada oferecida pela APAE de Caicó não garante uma efetiva inclusão educacional dos alunos com deficiência já que o processo de inclusão por si só caminha a passos lentos e requer uma série de elementos que não alçam somente sobre a responsabilidade do professor, não sendo possível uma efetiva inclusão em todas as ações desenvolvidas na sala de aula e no ambiente escolar a partir da formação, no entanto ela tem relevante incidência na construção de conhecimentos e constitui um importante caminho para a inclusão no município de Caicó-RN.