Navegando por Autor "Silva, Sara de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação "Todo dia ela faz tudo sempre igual": representações sociais de mulheres estudantes da EJA sobre "ser mulher" na relação com os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Silva, Sara de Oliveira; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; https://orcid.org/0009-0003-8964-9956; http://lattes.cnpq.br/5027727050887840; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Klein, CarinEsta pesquisa é uma investigação em representação sociais (RS) que se fundamenta na teoria das representações sociais e nos estudos de gênero, na perspectiva pós estruturalista. Tem como objeto de investigação a relação entre a representação social sobre o ‘ser mulher’ e os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado e seu objetivo geral é analisar a relação entre a representação social do ‘ser mulher’ de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos e os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado. Assim, parte-se do problema de pesquisa que busca saber: qual a relação entre a representação social do ser mulher com os aprendizados acerca do trabalho doméstico não remunerado? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que utilizou-se como instrumentos metodológicos questionário de perfil e entrevistas em profundidade, e analisou-se os achados a partir da interpretação sucessiva e na espiral da contextualização de Arruda (2014). A investigação se desenvolveu com um grupo de sete (7) mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio Grande do Norte, na faixa etária de dezesseis a cinquenta e um anos. As analises desenvolvidas resultaram na construção de duas categorias analíticas nomeadas de ‘mulher função’ e ‘mulher sujeito’. A análise dos conteúdos representacionais se deu a partir de duas categorias analíticas construídas a posteriori, que combinam ideias tradicionais atribuídas ao gênero feminino – como o lugar de cuidado, da dona de casa, da maternidade (mulher função) serem lugares naturais da mulheres – e ideias que se apoiam em discursos do feminismo liberal sobre o acesso das mulheres a direitos civis, do ingresso no mercado de trabalho (mulher sujeito), que combinadas à bagagem de sentidos desse grupo de mulheres se constroem a RS do ser mulher forte. Concluímos que a relação da representação social do ser mulher e os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado é de imbricamento e transforma o trabalho doméstico e de cuidado em componentes inerentes à identidade feminina.