Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Seráfia Medeiros da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gêneros textuais no cotidiano do processo de alfabetização e letramento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Seráfia Medeiros da; Oliveira, Elaine Santana de; Oliveira, Elaine Santana de; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça
    Este trabalho consiste em um relato reflexivo, com uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, construído a partir da análise de uma sequência de atividades de intervenção realizada durante o estágio na área de Língua Portuguesa, na Unidade V São Francisco, em uma classe multisseriada, com alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. O objeto de estudo versa sobre a linguagem escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar como trabalhos desenvolvidos com os gêneros textuais contribuíram para o processo de alfabetização e letramento da turma, relatando práticas de ensino e de aprendizagem, tendo os gêneros textuais como eixo central. Para análise do trabalho, tomaram-se como referência os estudos de autores como: Rego (1995), Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Leal, Costa e Viana (2011), Oliveira e Costa (2013), Oliveira e Silva (2012) Oliveira e Resende (2016), Morin (2011), Soligo (2007) e Perrenoud (1999). A intervenção permitiu às crianças da turma conhecerem e utilizarem alguns gêneros textuais em situações reais de produção escrita. Verificou-se que a prática de leitura e produção de texto é um processo que deve ser abordado cotidianamente de forma reflexiva, contínua e sistemática. Essa experiência proporcionou uma visão ampliada da ação docente, através das observações, trabalhos, leitura de textos, compreensão das relações teoria/prática, oportunizando conhecer a realidade da sala de aula, as atividades desenvolvidas e os aspectos pedagógicos que a envolvem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM