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Navegando por Autor "Silva, Silvio Luis da"

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    Tese
    Complexidade textual de itens de avaliação em larga escala: proposta de um mecanismo analítico
    (2019-09-13) Conceição, Jailson Almeida; Pinheiro, Clemilton Lopes; ; ; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; Gomes, João Bosco Figueiredo; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Silva, Silvio Luis da;
    A crescente preocupação com a melhoria da qualidade educacional incidiu sobre o processo de avaliações em larga escala no Brasil, permitindo uma reformulação por meio da Matriz de Referência que contempla as competências e as habilidades aferidas. Frente a esse contexto, esta tese tem por objetivo precípuo propor um mecanismo analítico para identificar, com base em critérios relacionados à estrutura do texto, o grau de Complexidade Textual (CT) de um item de avaliação em larga escala. De forma específica, objetivamos: (a) discutir a noção de complexidade textual; (b) mensurar o grau de complexidade de itens de avaliação em larga escala a partir da dimensão composicional do texto; (c) aplicar a noção de domínio cognitivo à análise da complexidade de itens de avaliação em larga escala. Adotamos uma concepção objetiva estrutural de CT que diz respeito à relação de propriedades composicionais de um texto que o tornam mais ou menos complexo. Trata-se de uma perspectiva diferente das que fundamentam os estudos realizados até então sobre CT, os quais, normalmente, tomam como base o léxico e a estrutura sintática. No empreendimento aqui realizado, levamos em conta o procedimento básico de itens representativa dositens de avaliação em larga escala, cuja amostra serve, portanto, para demonstrar e discutir a possibilidade de aplicação do modelo analítico proposto. Nesse esteio, partimos da hipótese de que a CT pode ser medida por critérios relacionados à dimensão composicional e estrutural do texto. Para cumprirmos tal intento, partimos de duas abordagens dos estudos do texto para estabelecer categorias de análise da CT. O Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) apontou os tipos de discurso como categoria. A Perspectiva Textual-Interativa (PTI) apresentou o tópico discursivo. Além dessas abordagens, consideramos a Taxonomia de Bloom (TB), que indicou atributos relativos ao domínio cognitivo mobilizado pelo texto. Como a pesquisa está centrada na compreensão e explicação dessa CT, trata-se de um trabalho qualitativo quanto à abordagem e aplicado quanto à natureza. Considerando, ainda, que intentamos discutir a CT com vistas a torná-la mais explícita e construir hipóteses, situamo-nos no campo da pesquisa exploratória. O mecanismo analítico proposto compreende, então, dois critérios: a dimensão composicional (tipos de discurso e tópico discursivo) e a dimensão cognitiva (domínio cognitivo). Com base nos tipos de discurso, são previstas asseguintes propriedades: discurso interativo, discurso teórico, relato interativo, narração. Em relação ao tópico discursivo, as propriedades são: um ou mais de um tópico, tópico com ou sem desdobramento, relação de concernência implícita ou explícita. Por fim, as propriedades do domínio cognitivo são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Baseando-nos nessas propriedades, são identificadas escalas de complexidade nas quais um item pode ser considerado, do ponto de vista textual, mais ou menos complexo. A viabilidade desse mecanismo foi aplicada a um corpus composto por 24 itens da prova do ENEM de 2016, a partir das respostas de mais de 300.000 alunos no aplicativo Quero Minha Nota!, que estima a nota no exame, a TUNEDUC, startup, especialista em dados educacionais do Ensino Médio, a saber: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que elencou os 12 itens mais fáceis e os 12 mais difíceis. Assim, partimos do pressuposto de que a complexidade textual é uma questão que deve ser considerada na ampla discussão sobre como elaborar e aplicar um item de avaliação em larga escala. Os resultados da pesquisa apontaram que, com base nas dimensões e critérios utilizados, os itens não confirmam essa classificação de fáceis e difíceis como apregoa o INEP pela TRI, mas, sim, um item é de baixa ou de alta complexidade.
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    Tese
    Escravo moderno em discurso: figuras de ação e ação em discurso nas representações do agir humano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-04) Silva, Silvio Luis da; Pinheiro, Clemilton Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7756919777040878; ; http://lattes.cnpq.br/0336542731498395; Rangel, Edna Maria; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Rajagopalan, Kanavillil; ; http://lattes.cnpq.br/6104206257770278; Magalhães, Maria Izabel Santos; ; http://lattes.cnpq.br/4374185200753724; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    Este trabalho toma como objeto de estudo uma prática social: a escravidão moderna dos trabalhadores da cana de açúcar, e busca apresentar uma reflexão a respeito da manutenção, extirpação ou modificação dessa prática. Essa reflexão parte das concepções de discurso e proposta analítica da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006 e CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) associadas às propostas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), e à noção de Figuras de Ação, proposta por Bulea (2010). Seguem-se, portanto, os cinco passos descritos em Chouliaraki e Fairclough (1999): a) ênfase em um problema social, b) apresentação e discussão a respeito dos obstáculos vinculados ao problema, c) considerações a respeito da rede de práticas e sua necessidade do problema, d) identificação das possibilidades se suplantar o problema, e) reflexão sobre o papel do analista em relação ao problema social que aborda. Para atender ao passo (b) no que diz respeito especificamente à análise material do discurso, foram identificados o conteúdo temático, os tipos de discurso, os mecanismos enunciativos e as figuras de ação de depoimentos de trabalhadores da cana de açúcar e de outros sujeitos envolvidos com o problema dos documentários Bagaço (2006) e Tabuleiro de Cana, Xadrez de Cativeiro (2006). Esses documentários trazem para as telas um pouco da realidade dos cortadores de cana, dentro de um universo de superexploração, desrespeito aos direitos humanos e trabalho forçado. A análise de aspectos textuais-discursivos dos depoimentos mostrou como a (des)construção das representações do agir dos trabalhadores da cana escravizados permitem entender como o problema surge e como se encontra enraizado na organização da vida social. Os resultados gerais da reflexão apontam para a internalização de práticas sociais e discursivas sedimentados a partir de avaliações do mundo subjetivo do trabalhador da cana e de valores, opiniões e regras do mundo social. Identificou-se que, em seus discursos, os trabalhadores assumem a sua escravidão ora consciente, ora inconscientemente, mas apenas enunciam uma reação à opressão que lhes impõe porque a sua escravização foi internalizada e naturalizada.
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