Navegando por Autor "Silva, Soffhya de Oliveira da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise do conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde bucalL sobre saude bucal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-12) Silva, Soffhya de Oliveira da; Costa, Iris do Céu ClaraO presente estudo teve como objetivo analisar o grau de conhecimento em saúde bucal dos professores de ensino fundamental do município de Canguaretama-RN, assim como a importância dada por esses ao tema. Para tanto, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas sobre prevenção e promoção à saúde bucal, aplicado entre 70 professores de 11 escolas do Município. Para avaliar o nível de conhecimento dos participantes da pesquisa, considerou-se o seguinte escore: de 0 a 50% de acerto das questões propostas como conhecimento insatisfatório; 51 a 70%, como conhecimento razoável e acima de 70%, como conhecimento satisfatório. Daqueles que aceitaram participar da pesquisa, 91,4% consideram que o professor divide com a família e o cirurgião dentista a responsabilidade de orientar os alunos sobre higiene oral e 95,7% afirmaram realizar atividades para educação e promoção da saúde bucal. No que se refere à definição e remoção da placa bacteriana 37,1% acreditam que a placa é uma massa amarela sobre a superfície dentária, enquanto que 61,4% consideram que a raspagem é o procedimento mais adequado para sua remoção. Em relação ao do flúor, 84,1% responderam corretamente a sua função. Quando questionados sobre assuntos ligados a prevenção, 51,7% acreditam que a cárie dentária é prevenida através apenas da escovação, enquanto que 87,1% dos participantes sabiam as características da escova adequada para crianças. De acordo com o critério adotado para a avaliação, concluímos que os professores possuem um conhecimento razoável sobre saúde bucal, com algumas limitações, sinalizando para a necessidade de atividades de capacitação para esses profissionais, para que tenham mais segurança e aprofundamento no tema e de fato possam ser os multiplicadores de informações sobre saúde.