Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Suzy Kelly da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Jogos no ensino de álgebra: uma experiência no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Silva, Suzy Kelly da; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; https://orcid.org/0000-0002-1283-1675; http://lattes.cnpq.br/7553894805376547; Pontes, Mercia de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-5048-220X; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; Souza, Janderson Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1797136159329313
    Este trabalho é um resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado de Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que teve como questão-foco: como o uso de jogos no ensino de Álgebra em turmas do Ensino Fundamental pode contribuir com as aulas de Matemática? Para respondê-la, desenvolvemos um produto educacional em forma de um caderno de atividades baseadas em jogos voltados ao ensino de equações de 1º grau. A escolha deste tema surgiu de uma inquietação profissional da pesquisadora, além de ser uma área identificada por diversas pesquisas como de alta dificuldade para estudantes do Ensino Fundamental, frequentemente gerando barreiras ao aprendizado de novos conteúdos. Também desejávamos observar os impactos dessas aulas avaliando se essa abordagem poderia reduzir a rejeição e as dificuldades dos estudantes. Escolhemos utilizar jogos porque, segundo a literatura sobre o tema, eles podem proporcionar um ensino significativo, desde que sejam cuidadosamente planejados. Nosso produto educacional foi constituído com jogos presentes em outros estudos sobre o ensino com essa metodologia e que estudavam dificuldades de compreensão do conceito de incógnita, a transição da linguagem comum para a algébrica em problemas matemáticos e os significados relacionados ao sinal de igualdade. Aplicamos as atividades em três turmas regulares do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Vera Cruz (RN), para avaliar as potencialidades e limitações da nossa proposta. A aplicação foi conduzida pelo professor das turmas, com acompanhamento e orientação da autora deste trabalho. Além de observar as aulas para elaboração de um diário de campo, analisamos cartas escritas pelos estudantes participantes da pesquisa, nas quais eles descreveram o desenvolvimento das atividades e compartilharam suas percepções sobre elas. Também examinamos as respostas dadas por eles nas atividades propostas. A análise de todo o processo nos permitiu concluir que uma abordagem mais lúdica para aulas de Matemática pode aumentar o engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula, diminuir a aversão dos estudantes às aulas de Matemática e colaborar com a compreensão dos conceitos matemáticos relacionados às equações. Por outro lado, observamos também que o planejamento das aulas que envolvem jogos deve ser feito com cuidado e adaptações durante podem ser necessárias, especialmente se o excesso de competitividade dos estudantes se tornar algo que prejudique os objetivos almejados. Como resultado do mestrado, produzimos um caderno de atividades que envolvem equações para os anos finais do Ensino Fundamental.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Jogos para o ensino de equação do 1° grau: caderno de atividades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Silva, Suzy Kelly da; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-1283-1675
    Este caderno é o resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele foi planejado e usado em sua primeira versão nas turmas do 9o ano de uma escola municipal em Vera Cruz, RN. As atividades foram desenvolvidas para introduzir a ideia de equações de maneira mais dinâmica, proporcionando um ensino mais significativo. Com este caderno, esperamos que os professores utilizem as atividades propostas ou se inspirem nelas para incorporar jogos ao ensino de Matemática, pois essa metodologia pode potencializar significativamente a aprendizagem dos alunos. Neste caderno, você encontrará sugestões de aulas que envolvem jogos no ensino de equações. Escolhemos essa metodologia por sua capacidade de proporcionar um ensino significativo quando bem planejada. As atividades estão organizadas em quatro tipos de jogos: gincana com a balança, jogo da velha, jogo de tabuleiro e boliche
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM