Navegando por Autor "Silva, Taciano Messias da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma perspectiva de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Taciano Messias da; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Alves, Elza Maria Silva de Araújo; Ribeiro, Janima Bernardes; Silva, Maria Cilene de MenezesO artigo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem da escrita dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental. Através dos níveis de escrita apresentados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o aluno tende a desenvolver as habilidades de aprendizagem da linguagem escrita com mais rapidez. Para a realização do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica referendada em alguns autores que defendem essa temática, dentre eles: Freire (1993); Piaget (1975, 1982); Vygotsky (1991, 1998); Soares (2001, 2003); Emília Ferreiro (1999); Cagliari (2004). Utilizamos para isso um questionário com perguntas abertas aplicadas aos professores e uma atividade interventiva aos alunos do 1º ano “A” e “B”, com o intuito de responder os objetivos e a questão que norteia esse artigo: Como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita pela criança? Constatamos que a mudança de um nível para outro, seja ele Pré-silábico, Silábico ou Silábico alfabético, depende de um processo de assimilação de grau de dificuldades, e ainda que o professor tem um importante papel no ensino e aprendizagem de cada aluno. Percebemos também que o grande desafio da ação do professor alfabetizador está em provocar o desejo de aprender, e só será possível a partir do momento em que sejam respeitadas as diferenças culturais e sociais dos alunos.