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Navegando por Autor "Silva, Tarcyene Ellen Santos da"

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    Dissertação
    O imaginário cultural haitiano em Pays Sans Chapeau (1997) de Dany Laferrière: entre o fantástico e o maravilhoso
    (2018-12-17) Silva, Tarcyene Ellen Santos da; Venâncio, Karina Chianca; ; ; Ferreira, José Luiz; ; Fernandes, Marcos Vinícius;
    A presente proposta de investigação direciona a atenção ao trabalho de Dany Laferrière, como escritor americano que defende uma literatura mundial, mas que detém certas tradições referentes à cultura da sua pátria materna. Focamo-nos especificamente em Pays sans chapeau (1997). Partimos do pressuposto que o autor teve como finalidade propor reflexões acerca do imaginário cultural haitiano, com a intenção de trabalhar e problematizar uma identidade espiritual ancestral de seu país (KWATERKO, 2002), fazendo uso das métricas dos gêneros literários Fantástico e Maravilhoso. Assim, objetivamos compreender as funções estéticas desses gêneros em paralelo as discussões do imaginário. Inicialmente contextualizamos o autor Dany Laferrière, seu percurso pessoal e profissional, e sua escrita pós-moderna. Apresentamos parte de suas produções, com a intenção de construir o trajeto do narrador-personagem Vieux Os e evidenciar o uso frequente do insólito nas narrativas que possuem conexão com nosso corpus. Posteriormente, procuramos estabelecer uma definição de Imaginário, nas ideias de Durand (1989), Laplantine e Trindade (1997). Analisamos as imagens do Zumbi e os mitologemas presentes na obra. Por último, nos concentramos nos debates acerca dos gêneros Literários Fantástico, Fantástico-Maravilhoso, Fantástico-Estranho e Realismo Maravilhoso, nos apoiando em Todorov (2013; 2017), Roas (2014) e Chiampi (2015). Os resultados de nossa pesquisa demonstram que as hesitações fantásticas são primordiais para o estabelecimento dos subgêneros do Fantástico e para a adesão do Realismo Maravilhoso colabora para uma discussão sociocultural do imaginário.
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    Tese
    Literatura em imagens: confluências entre as artes na prosa de Dany Laferrière
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Silva, Tarcyene Ellen Santos da; http://lattes.cnpq.br/3273210314657554; http://lattes.cnpq.br/5911120557389259; Araújo, Rosanne Bezerra de; Ferreira, José Luiz; http://lattes.cnpq.br/9934754641478759; Falleiros, Flávia Cristina de Souza Nascimento; Fernandes, Marcos Vinicius
    O presente estudo tem como objetivo analisar o Roman Dessiné na obra Autoportrait de Paris avec Chat (2018) de Dany Laferrière, tendo em vista as imagens presentes na narrativa em questão. Essa produção ficcional, publicada em 2018, é o primeiro ‘espécime’ do novo gênero criado pelo autor Imortal da Academia Francesa de Letras. Num primeiro olhar, o públicoleitor pode confundir o livro com um caderno de desenho infantil. Contudo, a narrativa é bem mais que isso. Nela nos deparamos com três personagens principais: um escritor famoso que está prestes a receber a condecoração de imortalidade por seus livros, a cidade Paris, e o Gato, de perfil burlesco ao estilo dândi, que conhece cada recanto cultural da capital francesa mais visitada do mundo. Assim, somos imersos num museu de imagens e de palavras, em que surge uma Paris pessoal, povoada pelos artistas mais célebres dos diversos campos estéticos e das variadas épocas. O Roman Dessiné de Dany Laferrière nos faz recordar diversas obras vanguardistas, seja na imagem, seja na escrita. Tendo em vista essas características da obra, trabalhamos a hipótese de que o Roman Dessiné é o resultado de diálogos entre literatura e imagem, os quais aconteceram tanto no decorrer do século XX, quanto no circuito interno do conjunto das obras de Dany Laferrière. Acreditamos que o autor resguarda uma tradição poética e estética, todavia, ao mesmo tempo, inovando-as, na medida em que explora os níveis de picturalidade (LOUVEL, 2016a; LOUVEL, 2016b) em suas obras. Para nós, Autoportrait de Paris avec Chat pode ser considerado um marco estético em que vemos surgir, pela primeira vez, um concretismo imagético no romance. Nossos resultados preliminares confirmam que por meio de desenhos parodísticos e de caricaturas, o autor haitiano-quebequense ilustrou as referências que surgem constantemente em outras de suas produções, apresentando, desta vez de próprio punho, os pintores e as obras que marcaram, de alguma forma, o seu percurso.
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