Navegando por Autor "Silva, Thayse Azevedo da"
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Tese Análise do efeito de polimorfismos não-sinônimos em genes de reparo de DNA da via BER na resposta inflamatória da meningite(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-21) Silva, Thayse Azevedo da; Lima, Lucymara Fassarela Agnez; ; http://lattes.cnpq.br/1083882171718362; ; http://lattes.cnpq.br/5616745708058693; Saffi, Jenifer; ; http://lattes.cnpq.br/3179264934205423; Lajus, Tirzah Braz Petta; ; http://lattes.cnpq.br/9979644969955564; Vallinoto, Antônio Carlos Rosário; ; http://lattes.cnpq.br/3099765198910740; Souza, Sandro José de; ; http://lattes.cnpq.br/8479967495464590Estudos in vitro e em modelos animais sugerem que as proteínas de reparo de DNA da via de reparo por excisão de bases (do inglês, BER) APE1, OGG1 e PARP-1 estão envolvidas também na resposta inflamatória. Neste trabalho foi investigado se os SNPs APE1 Asn148Glu, OGG1 Ser326Cys e PARP-1 Val762Ala associam-se à meningite, e foi desenvolvido um sistema para análise funcional destas variantes polimórficas. Os genótipos de pacientes com meningite bacteriana (MB), meningite asséptica (MA) e não infectados (controles) foram investigados por PIRA-PCR ou PCR-RFLP. Danos no DNA genômico foram detectados por meio de tratamento com Fpg. IgG e IgA foram titulados no plasma e citocinas e quimiocinas foram mensuradas em amostras de líquor através de ensaios em Bio-Plex. Os níveis de NF-κB e c-Jun foram dosados no líquor dos pacientes por meio de dot blot. Foi observado um aumento significativo (P<0.05) na frequência do alelo APE1 148Glu nos casos de MB e MA. Os genótipos Asn/Asn no grupo controle e Asn/Glu no grupo da MB também apresentaram relevante aumento em suas frequências (P<0.05). Para o SNP OGG1 Ser326Cys, o genótipo Cys/Cys esteve mais frequente (P<0.05) nos casos de MB. A frequência do genótipo PARP-1 Val/Val foi mais alta no grupo controle (P<0.05). A ocorrência combinada dos SNPs foi significativamente alta nos pacientes com MB, indicando que estes SNPs podem estar associados à doença. Os portadores do alelo APE1 148Glu ou OGG1 326Cys apresentaram um número maior de sítios sensíveis à Fpg, sugerindo que os SNPs afetam a atividade de reparo do DNA. Alterações na síntese de IgG foram observadas na presença dos SNPs APE1 Asn148Glu, OGG1 Ser326Cys ou PARP-1 Val762Ala. Reduções nos níveis de IL-6, IL-1Ra, MCP-1/CCL2 e IL-8/CXCL8 foram encontradas na presença do alelo APE1 148Glu em amostras de pacientes com MB, no entanto não foram encontradas diferenças nos níveis de NF-κB e c-Jun considerando os genótipos e os grupos analisados. Utilizando APE1 como modelo, foi desenvolvido um sistema que possibilita a expressão e caracterização funcional das enzimas polimórficas estudadas e seus efeitos na célula, por meio de clonagem, utilizando o vetor pIRES2-EGFP e cDNA de APE1, transfecção celular da construção obtida, inibição por siRNA de APE1 endógena e genotipagem de culturas celulares. Em conclusão, foram obtidas evidências de um efeito significativo dos SNPs nos genes de reparo de DNA na regulação da resposta imunológica. Este é um trabalho pioneiro na área, que demonstra a associação de variantes das enzimas da via BER com uma doença infecciosa em humanos, sugerindo que os SNPs estudados podem afetar a resposta imune e o impacto do nível de estresse oxidativo durante a infecção cerebral. Desta forma, novos meios de análise funcional devem ser desenvolvidos para estudo de proteínas polimórficas e suas interações neste contextoDissertação Associação entre polimorfismos em enzimas de reparo de DNA e ocorrência de meningite bacteriana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-08) Silva, Thayse Azevedo da; Lima, Lucymara Fassarela Agnez; http://lattes.cnpq.br/1083882171718362; http://lattes.cnpq.br/5616745708058693; Uchoa, Adriana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6644671747055211; Hutz, Mara Helena; HUTZ, Mara HelenaApesar dos avanços no desenvolvimento de vacinas e terapias, a meningite bacteriana (MB) continua sendo uma das principais causas de morte e seqüelas neurológicas causadas por uma doença infecciosa. Como parte da resposta inflamatória ao patógeno invasor, fatores como espécies reativas de oxigênio (ROS) são geradas, podendo causar danos no DNA e ativar seus mecanismos de reparação. É possível que a susceptibilidade individual do hospedeiro à MB possa ser em parte determinada por polimorfismos não-sinônimos (SNPs) que possivelmente alterem a função de enzimas de reparo de DNA da via BER como PARP-1, OGG-1 e APE-1. Estas enzimas, além da importante função na correção de danos no DNA, também desempenham papel de reguladores inflamatórios. Neste trabalho foram investigados os SNPs não-sinônimos APE-1 Asn148Glu, OGG-1 Ser326Cys, PARP-1 Val762Ala, PARP-1 Pro882Leu e PARP-1 Cys908Tyr em pacientes com meningite bacteriana (MB), meningite crônica (MC), meningite asséptica (MA) e não infectados (controles). Como resultado, foi encontrado um aumento na freqüência dos alelos variantes de PARP-1 Val762Ala (P = 0.005) e APE-1 Asn148Glu (P=0.018) em pacientes com MB, de APE-1 Asn148Glu em pacientes com MA (P = 0.012) e diminuição da freqüência do alelo variante OGG1 Ser326Cys (P = 0.013) em pacientes com MC em relação às freqüências alélicas observada nos controles para estes polimorfismos. Foi observado um maior número de indivíduos heterozigotos e/ou homozigotos polimórficos para os genótipos polimórficos PARP-1 Val762Ala (P= 0.0399, OD 4.2, 95% IC 1.213 -14.545) e PARP-1 Val762Ala/ APE-1 Asn148Glu (P = 0.0238, OD 11.111, 95% IC 1.274 - 96.914) no grupo MB em relação ao que se era esperado dentro de uma população não-infectada. Observou-se também uma maior incidência de SNPs combinados em pacientes com MB quando comparado ao grupo controle. Estas relações trazem evidências de que os SNPs analisados causam alguma susceptibilidade à doença. O efeito combinado destes SNPs parece influenciar a regulação das principais citocinas e de outros fatores relacionados com a resposta inflamatória a MB, mostrando a importância da ativação de enzimas de reparo de DNA não somente quando o DNA é danificado, mas para outras funções essenciais ao equilíbrio do organismo humano.Dissertação Educação alimentar e nutricional no ensino fundamental: uma abordagem problematizadora freiriana(2019-07-26) Silva, Rosa de Lima; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; ; Alves, Milton Thiago Schivani; ; Silva, Thayse Azevedo da;Buscando enfrentar as consequências decorrentes da fome e dos maus hábitos alimentares, sobretudo no Brasil que transita entre a desnutrição e a obesidade, muitos trabalhos vêm abordando a temática Alimentação-Nutrição. De particular interesse para os educadores, são os que tratam sobre o aspecto fisiológico, nos quais se investiga a desnutrição como um fator limitante à aprendizagem, como também aqueles que enfocam a Educação Alimentar e Nutricional. Neste estudo qualitativo, buscou-se desenvolver e avaliar o potencial de uma Sequência Didática, produto educacional fruto de uma dissertação de mestrado, intitulada: “Diga-me o quê tu comes e eu te direi se saudável és” sobre Educação Alimentar e Nutricional, fundamentada em uma perspectiva educacional freiriana, desenvolvida na dinâmica dos Momentos Pedagógicos. Essencialmente, buscou-se promover a adoção de atitudes mais críticas e reflexivas em relação aos hábitos alimentares pelos estudantes. Foi aplicado um questionário de sondagem e em seguida a Sequência Didática em uma turma de 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Natal-RN. Além do questionário, um portfólio adaptado, atividades de sala e a observação direta foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os resultados foram analisados utilizando-se elementos da análise de conteúdo. Já a análise dos questionários de sondagem mostraram que os alunos apresentam uma gama de concepções equivocadas em relação à alimentação-nutrição; não identificam os nutrientes presentes em cada alimento; consomem em demasia alimentos com elevado teor calórico, de colesterol e sódio; e ainda, praticamente não consomem cereais integrais e azeite. Os resultados da intervenção evidenciaram que os estudantes resistem a participar de metodologias não tradicionais. Assim, considera-se alguns pontos positivos alcançados: o encorajamento à proposição de hipóteses e a possibilidade de reflexão no que se refere aos hábitos alimentares. Além disso, após a intervenção, um número maior de alunos passou a fazer referência ao modo de preparo, à escolha dos ingredientes e à higiene, refletindo um entendimento de que a alimentação é mais do que ingerir alimento e compreendendo que muitos fatores vão conduzir as escolhas alimentares. As concepções equivocadas diagnosticadas no pré-teste não foram totalmente abandonadas, dado seu caráter de persistência e difícil superação. Outra limitação observada foi a dificuldade relativa às operações matemáticas. Mesmo assim, a escola se mostrou como um espaço propício para implantar ações em Educação Alimentar e Nutricional, visando a emancipação do educando. A perspectiva de problematização freiriana possibilitou que os estudantes estivessem no centro do debate, oportunizando refletir sobre a realidade e questioná-la.Dissertação Ensino de fisiologia integrada por meio de uma ferramenta tecnológica: vivências com alunos e professores do ensino básico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-21) Mendes, Ileane Gurgel; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/7721440740114240; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Silva, Thayse Azevedo daNo ensino de fisiologia humana os conteúdos são apresentados separando-se cada um dos sistemas fisiológicos, a fim de facilitar a sua compreensão. Entretanto, se observa que esta fragmentação, reforçada pelos livros didáticos, pode representar uma barreira para a compreensão dos mecanismos internos do corpo, que em conjunto mantém o equilíbrio interno e dinâmico compatível com o estado de saúde. Por isso, existe uma grande dificuldade por parte dos professores para lecionar e por parte dos alunos em aprender os conteúdos relacionados à fisiologia. Assim, esta pesquisa se propôs a avaliar dois cursos sobre fisiologia oferecidos para estudantes e professores da rede básica de ensino a fim de apresentar uma sequência didática para o ensino de fisiologia integrada utilizando um recurso tecnológico de baixo custo, o SPIX (Sistema de Processamento de Informação Eletrofisiológica).Entre as dificuldades apresentadas destacou-se o tema sobre o sistema nervoso, tanto entre os estudantes quanto entre os professores. Ao final, observamos que o curso direcionado aos estudantes do ensino básico foi eficiente em relação ao ensino de fisiologia integrada, resultado observado por meio dos cordéis e de um projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes. No curso para os professores, foi observado que os mesmos ficaram motivados e veem o recurso tecnológico como um instrumento com potencial de ser utilizado em sala de aula. Diante desta análise, propusemos uma sequência didática com a abordagem dos conceitos de fisiologia de forma integrada, que inclui um manual para uso do SPIX, representando o produto educacional desta dissertação.