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    Tese
    An ensemble online learning-based approach for VNF scaling in the Edge Computing
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-15) Silva, Thiago Pereira da; Batista, Thais Vasconcelos; Delicato, Flávia Coimbra; https://orcid.org/0000-0003-3558-1450; http://lattes.cnpq.br/5521922960404236; Lopes, Frederico Araújo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; Cacho, Nelio Alessandro Azevedo; Pires, Paulo de Figueiredo
    Recentemente, foram propostas plataformas de computação de borda (do inglês Edge Computing) para gerenciar aplicações emergentes com alta carga computacional e baixos requisitos de tempo de resposta. De modo a proporcionar mais agilidade e flexibilidade na prestação de serviços e, em simultâneo, reduzir os custos de implantação para os provedores de infraestrutura, tecnologias como a Virtualização das Funções de Rede (NFV, do inglês Network Functions Virtualization) são frequentemente utilizadas em ambientes de produção na borda da rede. NFV promove o desacoplamento de hardware e funções de rede usando tecnologias de virtualização, permitindo que elas funcionem em máquinas virtuais ou contêineres como software. As funções de rede ou mesmo funções de camadas superiores são implementadas como entidades de software chamadas Funções de Rede Virtual (VNFs, do inglês Virtual Network Functions). A integração dos paradigmas de Computação de Borda e NFV, como proposto pelo ETSI MEC, permite a criação de um ecossistema para aplicações 5G. Tal integração permite a criação de cadeias de VNF, representando serviços ponta a ponta para os usuários finais e sua implantação em nós de borda. Uma cadeia de funções de serviço (SFC, do inglês Service Function Chaining) compreende um conjunto de VNFs encadeadas em uma determinada ordem, onde cada VNF pode ser executada em um nó de borda diferente. Os principais desafios neste ambiente dizem respeito ao provisionamento dinâmico e ao desprovisionamento de recursos distribuídos na borda para executar as VNFs e atender às exigências da aplicação, otimizando o custo para o fornecedor da infraestrutura. Este trabalho apresenta uma abordagem híbrida de dimensionamento automático para o dimensionamento dinâmico das VNFs no ambiente de computação de borda. Tal abordagem de autodimensionamento emprega uma técnica de aprendizagem de máquinas em conjunto on-line que consiste no agrupamento de diferentes modelos de aprendizagem de máquinas on-line que preveem a carga de trabalho futura das VNFs. A arquitetura da abordagem proposta segue a abstração do MAPE-K (do inglês Monitor-Analyze-Plan-Execute over a shared Knowledge ) para ajustar dinamicamente o número de recursos em resposta às mudanças de carga de trabalho. Esta abordagem é inovadora porque prevê proativamente a carga de trabalho para antecipar ações de dimensionamento e se comporta de forma reativa quando o modelo de predição não atende a uma qualidade desejada. Além disso, a solução proposta nesse trabalho não requer nenhum conhecimento prévio do comportamento dos dados, o que a torna adequado para uso em diferentes contextos. Esse trabalho também apresenta um algoritmo para dimensionar as instâncias de VNF, utilizando uma estratégia para definir quantos recursos devem ser alocados ou desalocados durante uma ação de dimensionamento. Finalmente, apresentamos uma avaliação do método de aprendizado por agrupamento e do algoritmo proposto, comparando o desempenho das predições e a quantidade de ações de dimensionamentos e violações do Acordo de Nível de Serviço (SLA, do inglês Service Level Agreement).
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    Dissertação
    AutoWebS: um Ambiente para Modelagem e Geração Automática de ServiçosWeb Semânticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-06) Silva, Thiago Pereira da; Batista, Thais Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784543T8; ; http://lattes.cnpq.br/0241704052892662; Delicatto, Flávia Coimbra; ; Cacho, Nelio Alessandro Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/4635320220484649; Pires, Paulo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/1304174767727101
    Tipicamente serviços Web contêm apenas informações sintáticas que descrevem suas interfaces e a falta de descrições semânticas torna a composição de serviçosWeb uma tarefa difícil. Para resolver este problema, pode-se usar ontologias para a definição semântica da interface dos serviços, facilitando a automação da descoberta, publicação, mediação, invocação e composição dos serviços. No entanto, linguagens que permitem se descrever semanticamente serviços Web utilizando ontologias, como OWL-S, têm construções que não são fáceis de entender, mesmo para desenvolvedoresWeb, e as ferramentas existentes levam aos usuários muitos detalhes que as tornam difíceis de serem manipuladas. Este trabalho apresenta uma ferramenta chamada AutoWebS (Automatic Generation of Semantic Web Services) para o desenvolvimento de serviços Web semânticos. O AutoWebS usa uma abordagem baseada em perfis UML e transformações entre modelos para a geração automática de serviçosWeb e sua descrição semântica em OWL-S. O AutoWebS disponibiliza um ambiente que oferece recursos para modelar, implementar, compilar e implantar serviços Web semânticos
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    Dissertação
    Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-15) Silva, Thiago Pereira da; Silva Júnior, Carlos Neco da; Mazzé, Fernanda Marur; ; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; ; http://lattes.cnpq.br/0561831145180380; Onofre, Eduardo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/5339741056906369; Mazzé, Fernanda Marur; ; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
    Nos dias atuais, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Segundo os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química, o estudo do conceito de energia deve favorecer o desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o seu uso em diferentes fenômenos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de saber avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, articulando com outras áreas de conhecimento na procura de promover a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa e podem ajudar os estudantes nas diferentes relações que um conceito pode ter. Neste sentido, o estudo do conceito da energia a partir do trabalho com UEPS, pode ser uma importante proposta que favorece um ensino de Química na perspectiva construtivista. Assim, o objetivo deste trabalho é construir e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de termoquímica na perspectiva das unidades de ensino potencialmente significativas de Moreira com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Inicialmente a UEPS foi avaliada por 22 professores em formação inicial de duas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, ela foi aplicada para 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta dos dados para os professores em formação inicial teve como base um instrumento de validação de elaboração de unidades didáticas baseada na Engenharia Didática proposta por Artigue (1996 apud Guimarães e Giordan, 2011). Já para os alunos do ensino médio, os dados foram coletados no decorrer da UEPS e a avaliação final sobre a proposta didática ocorreu através de um questionário tomando como base a escala de Likert e o uso de mapas conceituais. Para a descrição dos dados, foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e um DVD contendo orientações de como trabalhar com a proposta. Os resultados deste trabalho apontam uma avaliação positiva quanto à proposta de ensino elaborada para a Educação Básica, onde se observa através do instrumento de validação aplicado, que a maioria das respostas atribuídas pelos professores, ficou entre os itens suficiente e mais que suficiente. Em relação aos momentos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação da UEPS, foi possível observar que a proposta gerou motivação no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos da termoquímica, como também se percebe que os mapas conceituais apresentados pelos alunos apresentaram mais proposições conceituais em uma segunda tentativa de elaboração, logo a proposta de ensino foi aprovada por mais de 90 % dos estudantes do nível médio. Portanto fica evidente que a proposta didática contribuiu no processo de ensino aprendizagem, despertando interesse e motivação nos estudantes pelo conteúdo de Termoquímica.
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