Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Vera Lúcia Nascimento da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A canção na aula de língua portuguesa: uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Silva, Vera Lúcia Nascimento da; Silva Neto, João Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/4742516840115592; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Silva, Ananias Agostinho da; ; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
    Este trabalho de intervenção surgiu da necessidade de se buscar alternativas metodológicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de viabilizar uma aprendizagem mais adequada aos alunos dessa modalidade de educação. Para isso, partimos das seguintes questões de pesquisa: 1) Como ensinar Língua Portuguesa de forma significativa para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos utilizando canções, proporcionando-lhes novas aprendizagens que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos? 2) De que modo o gênero canção pode ser inserido em um projeto de intervenção que possa contribuir para a ampliação das aprendizagens dos alunos da Educação de Jovens e Adultos? No sentido de responder a essas questões, partimos do gênero canção para a construção de aprendizagens para além do domínio técnico da leitura e da escrita, desafiando os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade com vistas à transformação social. Para isso, o objetivo geral do nosso trabalho consiste em produzir uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos utilizando o gênero canção de modo a proporcionar novas aprendizagens aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de intervenção para a Educação de Jovens e Adultos a partir de canções; elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita e o estudo sobre a língua utilizando canções crítico-reflexivas. Tomamos como aporte teórico: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Geraldi (2015) e Santos (2012) sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA, pela necessidade de compreendermos o contexto no qual estão inseridos os sujeitos da pesquisa com base na formação histórica em torno do ensino de língua materna; adotamos a abordagem de Zabala (1998) sobre as sequências didáticas como nossa escolha metodológica; e Costa (2002) quanto à relevância do texto literário sob a forma do gênero canção no ensino de Língua Portuguesa; e, sobretudo, adotamos as contribuições de Freire (1978; 1979; 1991; 2018) quanto ao trabalho voltado para alunos jovens e adultos fundamentado na busca por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A metodologia é de natureza interventiva e interpretativista com pressupostos gerais da pesquisa participante. A intervenção se deu em uma turma de quarto nível da EJA na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na Zona Norte da cidade de Natal/RN. Como resultados, destacamos a ampliação da proficiência de leitura e escrita de forma significativa dos alunos participantes por meio do processo colaborativo de aprendizagens construídas a partir da aplicação das sequências didáticas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM