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Navegando por Autor "Silva, Virgínia Thalita da"

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    TCC
    Avaliação do estresse, qualidade de sono e sonolência diurna em professoras do ensino básico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Silva, Virgínia Thalita da; Souza, Jane Carla de; Carolina Virgínia Macêdo de Azevedo; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; Araújo, Mayonara Fabiola Silva
    Os aspectos contextuais do trabalho docente, como remuneração baixa, altas demandas dentro e fora da sala de aula, dentre outros, podem contribuir para a presença de estresse e problemas de sono. Objetivo: Avaliar o estresse, a qualidade do sono e a sonolência diurna em docentes do ensino básico. Estudo transversal de caráter descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, realizado em Natal/RN, entre maio de 2011 a maio de 2013. Foram visitadas 20 escolas, entre elas públicas e privadas, e abordados 98 professores do ensino básico. A coleta de dados foi realizada por meio dos instrumentos: A saúde e o sono, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), a Escala de Sonolência de Epworth/ESE, o questionário de Horne e Ostberg e o inventário de sintomas de stress para adultos LIPP (ISSL). O perfil dos docentes foi de: 90 professoras, com média de idade de 43 anos (DP ± 9,37 anos), casadas (64%), com filhos (76%), lecionando em escola pública (63%), trabalhando em apenas uma escola (48%) e média de tempo de docência de 19 anos. O cronotipo mais frequente foi o intermediário (41%). Foram diagnosticados com má qualidade do sono (44% - x2=1,60; p=0,20) e 36% com sonolência diurna excessiva (x2=1,51; p=0,21). Dos indivíduos (57% - x2= 1,96; p=016), apresentaram sintomas de estresse, em sua grande maioria na fase de resistência (73%- x2=142,3; p=0,001), seguida da fase de exaustão (27% - x2=142,3; p=0,001). As alterações de sono e estresse podem ser decorrentes das condições de trabalho do profissional docente, o que torna necessário a concepção de novos estudos nessa temática, ampliando a amostra e avaliando quais os fatores que podem estar contribuindo para estas condições de saúde no profissional docente.
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