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    Dissertação
    A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
    (2015-08-18) Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da; Bispo, Edvaldo Balduino; ; ; Silva, Jose Romerito; ; Vidal, Rosangela Maria Bessa;
    Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.
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    Tese
    A linguagem Scratch em um projeto de letramento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-08) Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/6242064476405741; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Martins, Ana Patrícia Sá; Kersch, Dorotea Frank
    O uso de recursos digitais na educação tem se mostrado essencial à medida que as tecnologias digitais se transformam e são cada vez mais integradas às atividades cotidianas de indivíduos e de instituições. Diante disso, o objetivo geral desta tese é analisar o redimensionamento de práticas multiletradas, viabilizado pela adoção da linguagem Scratch, em um projeto de letramento. Para isso, propomos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o uso da multimodalidade no processo de atribuição de sentidos; b) caracterizar os modelos de autoria observados na produção de um game em Scratch; c) identificar traços que evidenciem a glocalidade. A fim de atingirmos esses objetivos, fundamentamo-nos em concepções advindas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin e Voloshinov, 2012), nos Estudos de Letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; 2005; 2016; Tinoco, 2008; Oliveira, Tinoco e Santos, 2014), nos Multiletramentos (Cazden et al, 2021; Rojo, 2012) e em princípios do Construcionismo e da Aprendizagem Criativa (Papert, 1991; 1994; Resnick, 2020). Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa-interpretativista com viés etnográfico, inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; De Grande, 2015). O lócus da pesquisa é uma escola pública de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e os colaboradores são estudantes do Ensino Médio dessa Instituição de ensino. O corpus de análise consiste em um game desenvolvido pelos estudantes em linguagem Scratch durante um projeto de letramento. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: multimodalidade, lautoria e glocalidade. Os resultados apontam que o emprego do Scratch, no projeto de letramento desenvolvido, favoreceu: i) o uso da multimodalidade em processos de ressignificação de sentidos da escola, do corpo institucional e dos próprios estudantes; ii) formas coletivas de expressão, impulsionando o envolvimento dos agentes em comunidade e viabilizando a autoria colaborativa e o protagonismo; iii) o desenvolvimento da glocalidade, contribuindo para a intersecção entre a cultura local e a global na atribuição de sentidos; iv) o reconhecimento, a apropriação e a elaboração de estratégias para identificação e combate a fake news. Dessa forma, entendemos que o Scratch pode se configurar como recurso significativo de ensino-aprendizagem, o que pressupõe a adoção de uma prática situada e um constante diálogo entre professores e estudantes.
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