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    TCC
    Scans: o papel da pirataria no acesso à cultura e informação no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Silva, William Santos da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Davi, Maria da Conceição; https://orcid.org/0000-0002-5340-4186; http://lattes.cnpq.br/9493986623986565
    Scans é uma abreviação para scanlation que, por sua vez, é uma contração entre scan e translation – escaneamento e tradução, respectivamente. São grupos formados por pessoas que trabalham de forma colaborativa e não remunerada na tradução de quadrinhos asiáticos (mangás, manhuas, manhwas, webtoons, webcomics e light novels), geralmente do inglês e/ou espanhol para o português. Esses grupos atuam primordialmente no ambiente digital, através de sites próprios, blogs e redes sociais, onde disponibilizam, com grande fluxo de atualização e variedade, diversas obras para os mais diferentes públicos. Devido a essas obras serem protegidas pela Lei de Direito Autoral (lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998), a atividade das scans é classificada como pirataria, já que as equipes traduzem e liberam as obras na rede para quem quiser ler. Existem editoras que comercializam algumas dessas obras no Brasil, embora com um fluxo bem menor de variedade e por preços que inviabilizam a possibilidade de compra por grande parte da população brasileira de leitores. O presente trabalho tem como objetivo geral discutir o papel “democrático” da pirataria no acesso a obras literárias estrangeiras, através do debate sobre como o cenário socioeconômico brasileiro pode contribuir para a continuidade da pirataria, ao barrar o acesso da população. Os objetivos específicos são: tipificar e explicar como as scans se organizam/funcionam no meio digital; caracterizar os formatos das obras literárias procuradas pelo público-alvo; contextualizar sobre as condições socioeconômicas dos brasileiros; compreender o que leva esse público a recorrer à pirataria. Para tal, as ferramentas metodológicas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de um questionário online. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com método de abordagem indutivo e técnica e análise estatística descritiva. Um questionário foi desenvolvido para ser aplicado online, composto por quinze perguntas relacionadas ao tema. Obteve-se como resultado 80 respostas que, juntamente com o levantamento bibliográfico, serviram de base para debater-se acerca da relação entre os hábitos de leitura do brasileiro, os aspectos socioeconômicos limitantes no que tange o acesso à cultura por grande parte da população e a pirataria, que algumas vezes aparece como único recurso para que essas pessoas tenham acesso a materiais culturais.
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