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    TCC
    Comportamento do duplo produto em diferentes jogos do Nintendo Wii®
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-23) Silva, Yuri Medeiros; Pereira, Silvana Alves; Fonseca Filho, Gentil Gomes; Melo, Egmar Longo Araújo de
    Introdução: A análise das respostas fisiológicas durante a atividade física usa normalmente como parâmetro a frequência cardíaca e a pressão arterial, entretanto, a observação conjunta dessas duas variáveis, conhecida como Duplo Produto (DP), pode ser utilizada como um parâmetro seguro para a prescrição e o acompanhamento da prática de exercícios físicos por diversas populações, inclusive a população infantil. Objetivo: Avaliar o comportamento do duplo produto de crianças em diferentes jogos do Nintendo Wii®. Métodos: Crianças entre 8 a 12 anos, de ambos os sexos, consideradas aparentemente saudáveis, foram convidadas a participar do estudo. Para seleção da amostra foram realizadas visitas escolares e as crianças classificadas de acordo com os critérios de inclusão foram agendadas individualmente para o teste realizado na clínica escola de fisioterapia da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (UFRN/FACISA). Neste teste as crianças eram instruídas a usar um sistema virtual representado pelo vídeo game da marca Nintendo wii®. O teste foi realizado em 21 minutos e foram aplicados três jogos, com distribuição igual de tempos entre eles, jogo de bicicleta – island cycling, jogo de corrida freerun, e o jogo de corrida com obstáculos obstacle course. Os sinais vitais foram coletados com um frequencímetro e um esfigmomanômetro, em repouso, durante os intervalos entre os jogos e após 5 minutos do final da intervenção. Análise Estatística: Os dados coletados foram arquivados no Statistical Package for Social Sciencies for Personal Computer (SPSS-PC) versão 17 e agrupados de acordo com as variáveis estudadas. Como o tamanho da amostra é relativamente pequeno, tornou-se inviável testar a suposição de normalidade das variáveis, logo foi utilizado o teste não paramétrico de Willcoxon para comparação entre médias. Resultados: Entre maio a setembro de 2013, foram avaliadas 22 crianças, com média de idade de 10 anos, sendo 16 meninas. Todos os três jogos alteram o DP quando comparado com o DP de repouso e o jogo de corrida livre - freerun foi o que mais alterou o DP. Conclusão: O movimento corporal realizado durante os jogos do Nintendo Wii® pode ter contribuído para o aumento do DP, pois o jogo de corrida livre - freerun, que permite uma maior interação corporal entre vídeo game e jogador, foi o jogo que mais modificou o DP quando comparado com o repouso e outros jogos. Isso pode corroborar como uma importante ferramenta para um programa de reabilitação cardíaca infantil.
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