Navegando por Autor "Silva Filho, Manoel Avelino da"
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Dissertação (Trans)formação do leitor de romance ficcional no ambiente escolar(2018-03-21) Silva Filho, Manoel Avelino da; Dias, Valdenides Cabral de Araújo; ; ; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; Rodrigues, Manoel Freire;A presente investigação surge a partir de uma problemática: a fragilidade da leitura de textos literários no ambiente escolar, ou seja, a ausência desta leitura de forma mais frequente e sistemática nas aulas de Língua Portuguesa, bem como no cotidiano dos alunos fora da escola. Dessa constatação, surgiu a necessidade de criar estratégias e instrumentos que promovessem a prática efetiva da leitura de textos literários pelos alunos. A opção foi pela leitura do romance em sala de aula, no oitavo ano do Ensino Fundamental tendo como objetivo principal investigar a competência leitora dos alunos a partir da leitura do romance ficcional contribuindo no seu letramento literário e como objetivos específicos: Analisar dados sobre o desempenho de leitura do aluno no aspecto da construção de sentidos; Verificar avanços e dificuldades na formação de habilidades de leituras; Refletir sobre a relação entre literatura e ensino, entre leitura e formação de leitores; Desenvolver estratégias que contribuam para a competência leitora do aluno. Metodologicamente este trabalho se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), ou seja, uma intervenção em sala de aula, cujo corpus da pesquisa constitui-se dos registros de leitura realizados pelos alunos durante as práticas leitoras e da condução e análise deste professor/interventor. Para tal intento, utilizamos o instrumento diário de leitura tendo como ancoragem teórica, Machado (1998), cuja análise nos ofereceu dados sobre o desempenho de leitura do aluno no aspecto da construção de sentidos, avanços e dificuldades na formação de habilidades de leituras. No decorrer da análise foram considerados os estudos de Soares (1999), Cosson (2006) e Maia (2007), dentre outros, de modo que suscitasse no aluno o prazer de ler, apresentando instrumentos e suportes para auxiliá-lo no processo de busca de uma leitura proficiente e autônoma. Os resultados construídos durante a intervenção serviram para observarmos entre outros aspectos, os avanços dos alunos em termos de proficiência leitora, bem como a relação entre literatura e ensino, entre leitura e formação de leitores, incluindo-se, no caso, os professores que precisam, também, ser leitores proficientes a fim de poderem melhor atuar na constituição de sujeitos leitores.