Navegando por Autor "Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da"
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TCC Análise discriminante linear aplicada aos indicadores de sustentabilidade da Justiça Eleitoral (2023)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Souza, Jeremias Silva de; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; http://lattes.cnpq.br/2236437209542166; Siroky, Andressa Nunes; http://lattes.cnpq.br/4572878633164464; Costa, Eliardo Guimarães da; http://lattes.cnpq.br/3160805152538713O tema deste trabalho é a análise da sustentabilidade no âmbito da Justiça Eleitoral brasileira, de acordo com os indicadores do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) de 2023, elaborado e disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça. A importância da proposta está na busca por compreender a existência de padrões nos indicadores observados com os respectivos portes dos tribunais eleitorais. Para investigar esse problema, foi desenvolvido um modelo preditivo através da Análise Discriminante Linear, um algoritmo de aprendizagem de máquina supervisionado, objetivando classificar os tribunais a partir das suas pontuações nos indicadores socioambientais expostos. Os resultados mostraram que os indicadores socioambientais têm elevada capacidade de discriminar os tribunais por porte, com a ampla maioria sendo corretamente classificada. As funções discriminantes destacaram os coeficientes mais relevantes na distinção dos portes e, acerca dos tribunais equivocadamente classificados, foi possível identificar quais divergências estruturais eles apresentaram em relação aos membros do seu verdadeiro porte. Conclui-se que a metodologia pode complementar as análises convencionais do IDS, apresentando outra perspectiva entre desempenho sustentável e porte institucional.TCC Uma aplicação da distribuição de Zenga aos dados da PNAD Contínua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Cavalcante, Mariana da Silva; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; http://lattes.cnpq.br/0883636560673924; Nunes, Marcus Alexandre; https://orcid.org/0000-0002-9956-4644; http://lattes.cnpq.br/2698100541879707; Idalino, Rita de Cássia de Lima; https://orcid.org/ 0000-0003-0650-3007; http://lattes.cnpq.br/1907064683657020A distribuição de Zenga é um modelo de três parâmetros para variáveis não negativas que pode ser usado para representar dados relativos à renda, variáveis financeiras e atuariais, além de fornecer interpretação para a desigualdade de renda. O parâmetro de escala µ é igual ao valor esperado e não afeta a desigualdade, enquanto os dois parâmetros de forma α e θ são indicadores de desigualdade inversa e direta, respectivamente. O presente trabalho apresenta uma introdução teórica da distribuição de Zenga, discute a aplicação do método dos momentos como técnica de estimação dos parâmetros do modelo e explora a relação com os índices de desigualdade de Gini e Zenga. Como aplicação prática, o modelo foi ajustado aos dados de renda da PNAD Contínua para o 1º trimestre de 2021 e os resultados obtidos foram comparados com as estimativas dos índices de Gini e Zenga para o mesmo período.TCC Um aplicativo web como ferramenta de inovação no ensino de probabilidade em cursos de graduação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Cruz, Wesley Almeida; Medeiros, Francisco Moisés Cândido de; http://lattes.cnpq.br/2662558366496381; http://lattes.cnpq.br/0161111886185498; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; Fernández, Luz Milena Zea; 0000-0001-8335-9446; http://lattes.cnpq.br/0576675498537949Neste trabalho, propomos o desenvolvimento de um aplicativo web empregando o uso da linguagem de programação R por meio dos pacotes Shiny e ShinyDashboard, com a finalidade de auxiliar no entendimento de alguns conceitos abstratos de probabilidade. Para tal, foi feito uma revisão histórica do R, bem como uma apresentação dos pacotes Shiny e ShinyDashboard e alguns exemplos. Ao final, detalhado o layout e as funcionalidades do aplicativo proposto neste trabalho.TCC Investigação de fatores associados à evasão escolar na licenciatura em educação do campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Canguaretama(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Lima, Neilson Ferreira de; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Salsa, Ivone da Silva; http://lattes.cnpq.br/5842899681656490; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; 0000-0002-8749-2241; http://lattes.cnpq.br/7580097144705724; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; 0000-0002-9091-8055; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598A evasão escolar é um fenômeno complexo, difícil de analisar e de prever; ela ocorre em todos os níveis de ensino e, geralmente, não é provocada por um único fator (POLYDORO, 2000; LIMA; SANTOS, 2021; IFRN, 2016). Alguns fatores que podem estar associados à evasão escolar são: zona de residência, falta de empregabilidade, reprovação, retenção, trancamento do curso , problemas de saúde etc. Identificar quais são os verdadeiros fatores que levam um discente a evadir-se do curso é fundamental para prevenir, futuramente, o abandono ou a evasão de outros alunos. Assim, o objetivo deste trabalho foi pesquisar fatores associados à evasão escolar na Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Canguaretama, bem como comparar a evolução temporal das taxas e indicadores quantitativos: taxa de evasão, taxa de matrícula ativa regular, índice de permanência e êxito, entre outros. A metodologia da pesquisa foi um estudo de coorte entre os dias 20 de abril de 2016 a 07 de dezembro de 2022 com abordagem qualiquantitativa para os dados coletados, para os dados coletados os quais foram resultantes de uma pesquisa de cunho documental com base no Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRN 2016-2018. Observou-se que os alunos do sexo masculino tem uma probabilidade de 62,64% de se evadir, enquanto que os alunos do sexo feminino tem uma probabilidade de 52,24% de não continuar o curso. Quando se comparou a forma de ingresso, os graduandos cotistas tiveram menor chance de evasão do que os graduandos não cotista, ou de forma equivalente os cotistas tem maior chance de permanência e êxito e menor risco de evasão do que os não cotistas.TCC Pacote GeoPoisson: Implementação e Aplicações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Carneiro, Thiago Mota; Morales, Fidel Ernesto Castro; Antonio Hermes Marques da Silva Júnior; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Costa, Eliardo Guimarães daAs aplicações de modelos geoestatísticos têm crescido rapidamente nas últimas décadas. Modelos geoestatísticos de contagem via Processo de Poisson têm se mostrado muito versáteis em ciências ambientais na previsão de eventos anômalos (excesso de chuvas, concentrações letais de CO no ar). No entanto, o modelo de contagem via Processo de Homogêneo é limitada para aplicações, restringindo as situações em que se adequa aos fenômenos. Para tal fim, foi desenvolvido o modelo geoestatístico de contagem via Processo de Poisson não homogêneo. Este estudo se propõe a implementar em um pacote na linguagem R a metodologia de estimação do modelo acima. O uso das funções do pacote é exemplificado em dados obtidos de 29 estações de medições pluviométricas da ANA (Agência Nacional de Águas) para os estados do Piauí e Maranhão, durante 30 anos (1980 - 2010), e pretende criar intervalos de credibilidade, por meio de MCMC - Simulação de Monte Carlo via Cadeia de Markov (amostragem de Gibbs com passos de Metropolis-Hastings), para os parâmetros do modelo. Além disso, o pacote retorna um mapa de interpolação espacial de chuvas anômalas esperadas durante o mesmo período em regiões vizinhas não observadas.Livro Por dentro da PNAD contínua: uma introdução ao tratamento de dados usando R(EDUFRN, 2022-07-15) Trovão, Cassiano José Bezerra Marques; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques daEste é um livro didático que apresenta noções básicas para o tratamento e a exploração de bases de dados a partir da utilização do ambiente e da linguagem de programação R, com foco especial nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e na concepção de indicadores socioeconômicos e de mercado de trabalho. O principal objetivo deste material é possibilitar um primeiro contato do leitor com a utilização de microdados, especialmente para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos ou realizar pesquisas e estudos baseados nas informações estatísticas socioeconômicas disponibilizadas pelas PNADs Contínuas. Pretende-se com esse esforço que a presente obra sirva para orientar estudos e pesquisas nas distintas esferas das ciências sociais, dedicando atenção especial a temas relevantes para pesquisas nas áreas de Economia Social e do Trabalho. Desse modo, esse livro é recomendado para pesquisadores nas distintas esferas das Ciências Sociais Aplicadas, mas principalmente para alunos de graduação e pós-graduação.TCC A Teoria da Resposta ao Item no IFRN: uma aplicação com os dados do Exame de Seleção dos cursos técnicos integrados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Marques, Thiago Valentim; Costa, Eliardo Guimarães da; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Nunes, Marcus AlexandreA Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que já é consagrada em várias partes do mundo. Este método adota uma independência dos itens em relação aos indivíduos nos quais se deseja medir a sua proficiência. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como é possível estimar a proficiência dos candidatos que realizam o Exame de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) por meio da Teoria da Resposta ao Item, e assim ranqueá-los de forma mais adequada. Os dados fornecidos pelo IFRN dizem respeito a atributos dos inscritos no certame, respondidos no ato da inscrição, e à folha de respostas e escores em Matemática, Língua Portuguesa e Redação, calculados a posteriori. Os resultados evidenciaram que é possível aplicar a TRI para esse tipo de seleção, uma vez que se têm informações sobre a população de respondentes e a estimação dos parâmetros pode ser realizada ao selecionar uma amostra representativa de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. De maneira geral, os itens de Matemática apresentaram maior dificuldade em relação aos itens de Língua Portuguesa e alguns itens não se mostraram muito informativos, podendo ter sido descartados na etapa de calibração dos itens, caso a TRI tivesse sido adotada como metodologia para o cálculo dos escores dos candidatos. Este trabalho se mostra útil para que os tomadores de decisões das instituições que utilizam exames de seleções para a entrada de alunos possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI nestas seleções.Dissertação Testes escore corrigidos para modelos lineares generalizados no ambiente R(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-05-28) Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Silva, Damião Nóbrega da; ; http://lattes.cnpq.br/3396583371890289; ; http://lattes.cnpq.br/9570950627171584; Valença, Dione Maria; ; http://lattes.cnpq.br/3396583371890289; Ferrari, Sílvia Lopes de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/4552581220981608Correções de Bartlett são procedimentos estatísticos que podem ser usados para melhorar o desempenho de estatísticas cujas distribuições são aproximadas pela qui-quadrado. Uma aplicação destas correções e no aperfeiçoamento do teste escore em modelos lineares generalizados. Entretanto, a forma da correção resultante utiliza operações com matrizes que são formadas por expressões envolvendo derivadas de primeira e segunda ordem da média e da função de variância do modelo, com respeito ao preditor linear. Em razão das di ficuldades para se obter tais expressões, ou até mesmo para modi ficá-las quando se altera os componentes aleatório ou o sistemático do modelo, é que tais correções não têm ainda sido incorporadas nas muitas aplicações do teste Escore. Esta dissertação propõe um programa computacional desenvolvido no software estatístico R para implementar testes escore corrigidos em um dado modelo linear generalizado. Detalhes técnicos e a utilização do programa são discutidos com base na análise de uma série de conjuntos de dados reais encontrados na literatura. Também, são apresentados os resultados de dois experimentos de simulação, em que as vantagens dos testes corrigidos e a versatilidade do programa são avaliadas.