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Navegando por Autor "Silva Júnior, Francisco Xavier da"

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    Dissertação
    Arena política no campo turístico: composição, organização e reflexos do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal - RN, Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Silva Júnior, Francisco Xavier da; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/0025142529544906; ; http://lattes.cnpq.br/5962022090895829; González, María Velasco; ; Taveira, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3603092470145208; Rezende Filho, Mozart Fazito; ; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914
    As discussões acerca de políticas públicas e turismo são primordiais para entender o processo de planejamento e desenvolvimento do turismo, pois são essas políticas que induzem, muitas vezes, os caminhos percorridos para o aprimoramento do turismo. No contexto mundial, já é possível sentir reflexos negativos do modelo de desenvolvimento pensando com base no turismo para as comunidades receptoras e, com isso, gerando consequências desafiadoras. Esse movimento tem ocorrido periodicamente em centros históricos do Brasil. Todavia, programas e projetos de teor público que foram lançados desde a década de 1970, buscam oportunizar novas dinamicidades aos centros históricos brasileiros. Inseridos neste contexto urbano, os portos da região Nordeste possuem ligações históricas com as capitais de cada estado. Refletir o movimento econômico, social, político e cultural entre portos e cidades é pensar como as cidades desenvolveram-se sob o entorno dos terminais marítimos. Alinhado as políticas brasileiras supracitadas e com o advento da Copa do Mundo FIFA 2014, teve-se nas cidades de Natal, Salvador, Fortaleza e Recife a implantação dos Terminais Marítimos de Passageiros – TMPs, nos portos. Os TMPs surgem na tentativa de proporcionar uma nova dinâmica para o turismo e entorno, abrangendo-o para além do embarque e desembarque de passageiros por via marítima. Para a análise toma-se o bairro da Ribeira e em específico o TMP do Porto de Natal, para retratar um início de relações mais intrínsecas entre os indivíduos que se somam na arena política, visto que as políticas de revitalização de centros históricos com zona portuária ganham visibilidade ao notar-se essa zona como um potencial para o desenvolvimento social e sobretudo, turístico. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender o lugar do turismo constituição da(s) arena(s) política(s) definida(s) para construção e operacionalidade do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal. As técnicas de pesquisa utilizadas nesta pesquisa são a aplicação da teoria de Offe (1981) no que diz respeito a concepção de uma arena política, bem como a análise de discurso proposta por Pêcheux (1997), tendo o lugar dos sujeitos entrevistados no enredo de suas falas, seus contextos, suas ideologias. Buscou-se, em mesma medida, na teoria de Bourdieu (1989, 2004, 2007, 2011, 2019) o entendimento do habitus e campo dos agentes sociais envoltos no processo de construção da arena política do TMP. Ademais, também o issue-attention cycle de Downs (1972) para entender o processo de implementação e execução da política pública de inserção do TMP no Porto de Natal. Além da teoria sobre violência especializada de Lindón (2008, 2008a), para compreender o processo de desvalia do bairro da Ribeira em conexão com o TMP. Com isso, concluímos que é necessário transcender o entendimento de turismo por parte do poder público, devendo encará-lo como um fenômeno complexo e dinâmico que abarca diversos agentes no processo de planejamento e execução. Observamos ainda que os agentes que são envolvidos nas arenas que provinham do TMP, encontram-se aleatórios no campo, com poucas conexões, porém com ideologias aproximadas. Também, como impacto do processo de desvalia do bairro da Ribeira, se averiguou que o TMP se encontra isolado no contexto do bairro e a maioria dos atrativos do circuito histórico está em péssimas condições de limpeza, manutenção e acesso e não possuem equipamentos de segurança.
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    Tese
    O campo turístico a partir da zona histórica e portuária de Natal (RN): concepção, disputa dos capitais e transformação dos habitus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-24) Silva Júnior, Francisco Xavier da; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-2577-0963; http://lattes.cnpq.br/5962022090895829; Todesco, Carolina; Taveira, Marcelo da Silva; Ferreira Júnior, Amarildo; Figueiredo, Silvio José de Lima
    Diversas transformações sociais impactaram nas zonas históricas e portuárias em diferentes contextos históricos. Com o avanço da modernidade e espraiamento das cidades para novas centralidades, essas áreas passaram por um processo de esvaziamento de serviços, moradores e vivências. Desde a implementação das agendas de políticas neoliberais no Brasil, esses espaços fundacionais das cidades litorâneas tornaram-se alvos de intervenções públicas e privadas com o intuito de reativação e comercialização de suas paisagens, por vezes considerando o uso turístico. Assim, a tese tem como objetivo compreender a constituição do campo turístico da zona histórica e portuária de Natal, estado do Rio Grande do Norte, sob o mote da reconfiguração do espaço para o uso turístico destas áreas, considerando que os agentes no campo estabelecido competem por um acúmulo de capital específico e podem direcionar e influenciar a percepção de desenvolvimento turístico, particularmente no que tange à implementação de estratégias que posicionem o turismo como vetor para a reconfiguração. A pesquisa se assenta na teoria do campo, capital e habitus de Bourdieu como norteador dos procedimentos teórico e metodológicos, a considerar: i) levantamento bibliográfico de artigos, teses, dissertações e livros do recorte teórico da pesquisa; ii) delimitação do universo de pesquisa compreendendo agentes públicos, privados, turistas e sociedade; iii) construção do instrumento de pesquisa e realização de entrevista semiestruturada e aberta; iv) coleta de dados secundários através de documentos, atas, relatórios de gestão, boletins e informações oficiais das instituições vinculadas ao campo. Identificou-se que o campo turístico esteve estruturado a partir do processo de dominação do uso turístico para outras zonas da cidade, deflagrando agentes dominantes que monopolizam o fazer turístico e agentes dominados que encontraram formas de resistir a ausência do turismo na zona histórica e portuária. No campo, os capitais disputados (econômico, cultural, social e turístico) foram acumulados em processos de diferenciação, onde os agentes dominantes – maiores detentores de capital possuíram o controle do processo decisório do uso turístico, e os agentes dominados concentrando um menor valor de capital, resistiram buscando manifestar outras formas de mobilizar a zona a partir de suas vivências fragilizadas na disputa. Apesar das narrativas dos agentes dominantes revelarem uma preocupação com o estado de desvalia da zona histórica e portuária, seus habitus intencionaram a manutenção do abandono, gerando um contraste entre a internalização de subjetividades na zona de práticas e a exteriorização de subjetividades na zona de disputas, impondo ao campo turístico uma estrutura lógica de comportamento estruturada a partir de suas narrativas. Esse contexto gerou um processo natural de distinção entre os sujeitos, sinalizando que as dinâmicas de poder e desigualdade organizaram o campo turístico. A ausência de uma gestão integrada e participativa agrava ainda mais essas distorções, evidenciando a necessidade urgente de um planejamento mais inclusivo que valorize as contribuições de todos os agentes. A naturalização das diferenças entre os agentes na zona histórica e portuária de Natal apresentou desigualdades estruturais e incorporou as disputas simbólicas que moldam o campo turístico. Para superar essas barreiras, é essencial promover uma redistribuição mais equitativa dos capitais, provocando uma revolução simbólica dos dominados para o centro campo e estimulando o diálogo entre os diferentes agentes para a valorização das possibilidades de novas práticas turísticas.
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    Artigo
    Turismo y refuncionalización: un estudio sobre el narcotour en Medellín (Colombia)
    (Estudios y Perspectivas en Turismo, 2020) Todesco, Carolina; Silva Júnior, Francisco Xavier da
    En Colombia, sobre todo en la ciudad de Medellín, las agencias de viaje y las guías de turismo promueven un itinerario turístico denominado narcotour que incluye la visita a residencias, propiedades y la tumba de Pablo Escobar, un famoso narcotraficante colombiano, muerto en la década de 1990. Por tratarse de un itinerario polémico que hace referencia a una figura tan compleja en la historia y en la memoria del pueblo colombiano y a un período de alto índice de violencia en Colombia, la presente investigación tuvo por objetivo investigar cómo la realización del narcotour ha inducido un proceso de refuncionalización de los elementos incluidos en el itinerario, tornándolos aptos para el consumo turístico. Para alcanzar el objetivo trazado, la metodología se basó en una investigación bibliográfica y una observación de los elementos estructurada in loco. Los resultados indican que el turismo no resulta un importante vector de refuncionalización de todos los elementos apropiados para el itinerario, pues a pesar de atribuirles un nuevo valor y un nuevo significado, no fue capaz de elegir oficialmente esos espacios como patrimonio histórico cultural de la ciudad de Medellín. La política oficial de turismo de la ciudad y del país, a contramano de la valoración turística de la memoria de Pablo Escobar, promueve una serie de acciones que intentan invisibilizar e incluso destruir los atractivos del narcotour, para borrar un período de la historia del cual el país no se enorgullece. De esta forma, el estudio sobre el narcotour revela contradicciones socio-espaciales profundas en la producción del espacio urbano de Medellín
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