Navegando por Autor "Silva Neto, Pedro Teofilo da"
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TCC Estágio supervisionado: percepções didático-pedagógicas de uma experiência vivenciada no curso de pedagogia EaD(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Silva Neto, Pedro Teofilo da; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Ribeiro, Wagner Leite; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso, estruturado como um relatório reflexivo, tem como objetivo relatar as aprendizagens adquiridas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal de Primeiro Grau Alferes Cassiano Martins, localizada no distrito de Barreiras, Macau/RN. A experiência foi essencial para articular teoria e prática, evidenciando os desafios e potencialidades da minha formação docente. O Curso de Pedagogia na modalidade EAD se tornou o elemento central uma vez que me possíbilitou vivenciar o contato com a escola de Educação Básica e assim contribuir para as reflexões de caráter didático-pedagógico necessárias nesse momento de conclusão da minha formação inicial e demonstrá-las num trabalho como esse. Na construção desse diálogo trouxe as contribuições teóricas estudadas durante o curso bem como outras que para esse trabaho se tornaram fundamentais. Assim, autores como Freire (1996), Libâneo (2013) Pimenta; Lima (2006), além de contribuições pontuais de teórico como Vygotsky (1984; 2007) e Piaget (1976). Os documentos oficiais e normativas da educação brasileira são também materiais de apoio com os quais busco melhor sistematização das reflexões. Como resultados da minha inserção no âmbito do Estágio Supervisionado destaco no texto que a experiência do mostrou uma visão ampla das dinâmicas escolares, em especial a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP), a relevância de uma infraestrutura escolar adequada, o impacto das limitações estruturais e de recursos didáticos no processo de ensino, além dos desafios de atender às diferentes necessidades dos alunos. Nas atividades práticas, o estágio permitiu vivências significativas, como o planejamento de aulas, o uso de estratégias pedagógicas lúdicas e interativas, e o apoio individualizado a alunos com dificuldades de aprendizagem. A prática de contação de histórias e atividades lúdicas demonstrou ser uma ferramenta valiosa para engajar os estudantes e promover aprendizagens significativas. Por fim, o estágio revelou-se uma experiência transformadora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas e para a compreensão da complexidade do ambiente escolar. A articulação entre teoria e prática evidenciou-se como um eixo central na formação inicial, destacando a importância de um ensino contextualizado e inclusivo.