Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silveira, Kennedy Leite"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Combustíveis como tema gerador para abordar conceitos da química orgânica no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-21) Silveira, Kennedy Leite; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/1555437330396152; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Araújo, Mônica Regina Silva de
    A Química é frequentemente percebida como complexa, e a Química Orgânica, em particular, apresenta desafios como conceitos prévios equivocados, dificuldades na visualização molecular e falta de associação com o cotidiano. Assim, é essencial inserir recursos didáticos complementares às aulas expositivas. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática sobre "Combustíveis", abordando os grupos funcionais orgânicos hidrocarbonetos e álcoois. O Produto Educacional foi aplicado a uma turma da terceira série do ensino médio da E.E.M.T.I. Waldir Leopércio, em Varjota-CE. A pesquisa qualitativa fundamentou-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e registros de diários de bordo. A análise baseada na técnica de Bardin revelou que o uso do tema "Combustíveis" e a metodologia 3MP facilitaram a contextualização do conteúdo e aumentaram a interação aluno-aluno e aluno-professor. A problematização inicial comparada ao questionário final mostrou que os estudantes assimilaram conhecimentos químicos, extrapolando explicações para outras situações cotidianas. Após a aplicação da Sequência Didática, observou-se um aprimoramento na qualidade dos argumentos dos alunos, com maior embasamento químico, superando o senso comum. A participação ativa dos estudantes demonstrou maior envolvimento e interesse na apropriação de conhecimentos científicos, promovendo não apenas a compreensão química, mas também a reflexão crítica sobre questões sociais e culturais, ampliando a visão de mundo dos estudantes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM