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Navegando por Autor "Silveira, Leonardo Diego da Silva"

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    Relações e condições de trabalho dos/as agentes comunitários de saúde em um município do seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-31) Silveira, Leonardo Diego da Silva; Guerra, Eliana Costa; Guerra, Eliana Costa; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Ferreira, Maria Ângela Fernandes
    Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais que compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família para efetivação da política na Atenção Primária a Saúde. Possuem papel importante no desenvolvimento do trabalho em saúde, pois são os membros da equipe que atuam diretamente com a população, viabilizando o processo serviço-comunidade. Constituem-se categoria profissional expressiva para sociedade e diante da perspectiva de atenção prevista no SUS, com um modelo centrado na promoção, prevenção, educação e reabilitação da saúde, o trabalho dos ACS’s nos territórios revela-se de fundamental importância. Apesar desta importância, os novos arranjos e modos de gestão pautados na produtividade e informatização têm engendrado mudanças significativas no mundo do trabalho, com grandes consequências para a classe trabalhadora. Nesse cenário de mutações, o objetivo do presente estudo foi investigar as relações e condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde, em um município de médio porte, localizado na região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte, com vistas a analisar os efeitos e consequências do processo de trabalho sobre a vida e a saúde desse trabalhador. Trata-se de um estudo social circunscrito na perspectiva dialética, de nível exploratório e descritivo, desenvolvido a partir de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo. A população do estudo foi representada por 19 ACS’s, de ambos os sexos, pertencentes a 04 unidades de saúde, localizadas na zona urbana do município de Currais Novos/RN. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo, tendo sido privilegiados como instrumentos a observação participante e a entrevista semiestruturada. As análises focaram as condições e relações de trabalho; a dinâmica e as atividades que compõem as rotinas profissionais; as principais queixas relativas ao exercício da profissão; os eventuais comprometimentos da saúde, decorrentes ou não da atividade laboral desenvolvida por esses trabalhadores. Dentre as conclusões destacam-se: as condições de trabalho para o exercício da função são insuficientes ou precárias, com reflexos sobre o desenvolvimento do trabalho em saúde; apesar de relatos de bom entendimento, as relações sociais são perpassadas por conflitos na rotina laboral. E ainda, identificou-se que as condições e relações trabalhistas têm produzido repercussões na vida dos agentes comunitários de saúde, destacando-se dentre as consequências o adoecimento profissional.
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    TCC
    Residência multiprofissional em saúde materno-infantil: um olhar sobre a formação em saúde no Seridó Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Lima, Isabelle Cristina Custódio; Guerra, Eliana Costa; Mafra, Suzérica Helena de Moura; https://orcid.org/0000-0002-6619-064X; http://lattes.cnpq.br/1604277551113450; http://lattes.cnpq.br/4235304768982007; https://orcid.org/0000-0001-6877-596X; http://lattes.cnpq.br/1398561034989185; Santos, Paula Fernanda B. Batista dos; Silveira, Leonardo Diego da Silva
    As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) constituem-se como uma proposta de formação em saúde, articulando as práticas e os campos teóricos, propondo transformar as práticas em ações norteadas pela reflexão da realidade e pelos princípios do Sistema Único de Saúde, contribui para redimensionar o cotidiano dos serviços de saúde e dos seus profissionais. Dessa maneira, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar o processo de formação em saúde na percepção de ensino-serviço do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil no Seridó Potiguar (PRMSMI). O motivo que nos levou a fazer este estudo foi compreender a inserção, as contribuições e os desafios da implementação e execução do PRMSMI mediante integração ensino-serviço, onde se buscou contribuir com as produções de conhecimento da categoria profissional, bem como, trazer reflexões e questionamentos acerca da formação e do trabalho das RMS. Trata-se de uma pesquisa, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e analítico, dividida em três etapas: na primeira etapa buscou-se discorrer sobre o processo histórico da Política de Atenção Materno-Infantil no Brasil, apontando alguns avanços, desafios e possibilidades, bem como caracterizar a rede de Saúde Materno-Infantil do Seridó Potiguar. Na segunda, foi configurado o processo sócio-histórico das Residências Multiprofissionais de Saúde no Brasil, ressaltando as particularidades da interiorização dos programas de residências multiprofissionais no Rio Grande do Norte. Na terceira e última etapa, analisou-se a interação ensino-serviço, como estratégia na formação em saúde para o Seridó Potiguar, conhecendo a estrutura e funcionamento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil, assim como problematizando os limites e possibilidades do processo de formação em saúde destes residentes. Para isto, foram realizadas análises documentais e pesquisa bibliográfica e por meio de aplicação de entrevista semiestruturada, tendo uma amostra de sete residentes, divididos entre egressos e residentes. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo. A pesquisa pautou-se ainda no método do materialismo histórico-dialético. Os dados produzidos nos permitiram perceber que a interação ensino-serviço na formação dos residentes do PRMSMI como um processo que há uma série de desafios a serem superados, a exemplos de: a fragilidade do eixo teórico, a prevalência do eixo prático sob o teórico, a falta de preceptores dos diferentes núcleos nos serviços do serviço, o caráter Multicampi, entre outros. Contudo, ao mesmo tempo, os residentes contribuem, significativamente, para os serviços de saúde, bem como na qualidade e humanização da assistência e na atenção aos usuários em decorrência das suas ações integradoras que desenvolvem na saúde materno-infantil no Seridó Potiguar.
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    TCC
    O serviço de medidas socioeducativas e o ECA: análise do caráter punitivista na socioeducação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Alves, Isabella Sophia Xavier; Souza, Ana Karoline Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9634457914247085; Souza, Ana Karoline Nogueira de; Souza, Luiz Henrique Braúna Lopes de; Silveira, Leonardo Diego da Silva
    A proposta central deste trabalho reside na análise conceitual e prática do serviço de Medidas Socioeducativas (MSE), partindo-se da premissa de que o serviço permanece reproduzindo ações e perspectivas de caráter punitivista no atendimento a crianças e adolescentes em situação de conflito com a lei, mesmo com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A suposição que fundamenta essa afirmativa se encontra em elementos históricos e estruturais da formação social do capitalismo e da constituição dos direitos da criança e do adolescente na estrutura socioeconômica brasileira. Para que a proposta deste trabalho se efetive serão feitas comparações do MSE, e consequentemente do ECA, em relação aos antigos Códigos de Menores a partir dos conceitos por trás das legislações, assim como uma análise aprofundada da conceituação da socioeducação. Dessa maneira, no que tange o ponto de vista teórico-metodológico, foi utilizado a perspectiva crítica de análise da realidade, com base no método materialista histórico-dialético para que seja realizada a aproximação precisa do objeto de análise. Para isto, os procedimentos metodológicos são de abordagem qualitativa com o uso de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com recurso das legislações referentes a este conteúdo e de bibliografia com o mesmo objetivo. Portanto, a pesquisa demonstra que mesmo com a constituição do ECA, o serviço de medidas permanece reproduzindo o ciclo de punitivismo e de marginalidade perpetuado pelos Códigos de Menores (1927 e 1979), não se efetivando as bases socioeducativas propostas para o MSE.
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    Dissertação
    O trabalho dos/as assistentes sociais nos territórios da Atenção Primária à Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-27) Silveira, Leonardo Diego da Silva; Hoffmann, Edla; https://orcid.org/0000-0003-3431-9688; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; https://orcid.org/0000-0001-5251-5020; http://lattes.cnpq.br/4912015983797940; Silva, Eliana Andrade da; Rosado, Iana Vasconcelos Moreira; Reidel, Tatiana
    A presente dissertação analisa o trabalho dos/as assistentes sociais nos territórios da Atenção Primária à Saúde (APS). Para tanto, o estudo consiste no resultado de análises e reflexões teóricas, além de recorte empírico realizado com as trabalhadoras assistentes sociais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Mossoró/RN a respeito do trabalho profissional nos territórios da Atenção Primária. Enquanto nível de atenção à saúde, a APS é responsável por serviços e ações de saúde referentes à promoção, à proteção, à prevenção, ao tratamento, à reabilitação etc. A efetivação desses serviços gira em torno da constituição de diferentes territórios, seja em uma região ou município, os quais exprimem necessidades sociais de saúde, conforme cada realidade sanitária. Nessa lógica, o território é uma categoria que possui centralidade para o trabalho profissional na Atenção Primária, inclusive para o trabalho de assistentes sociais que se inserem nesse nível de atenção à saúde. A partir disso, empreendemos esta dissertação tendo como norte o seguinte problema: de que maneira se expressa e se desenvolve o trabalho profissional dos/as assistentes sociais diante dos territórios das Unidades Básicas de Saúde do município de Mossoró/RN? Na busca de respostas para este problema de pesquisa, nosso estudo foi desenvolvido metodologicamente por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com caráter qualitativo, alicerçado no materialismo históricodialético. A população do estudo foi representada por quinze assistentes sociais, todas do sexo feminino, que trabalham nas UBS da zona urbana de Mossoró. A participação das profissionais no estudo aconteceu em duas etapas. Na primeira etapa, todas as quinze assistentes sociais participaram respondendo a um questionário construído via google formulários. Já para a segunda etapa, uma entrevista semiestruturada, participaram cinco assistentes sociais, convidadas via técnica de amostragem nãoprobabilística intencional em conformidade com as respostas emitidas ao questionário e, também, com a divisão locorregional de cada zona administrativa de saúde do município. A análise dos dados aconteceu via técnica de Análise de Conteúdo e foram expostos no decurso da escrita desta dissertação. Os resultados da nossa investigação revelaram que o trabalho das assistentes sociais nos territórios é viabilizado em algumas realidades da APS do município e em outras, não. As assistentes sociais participantes deste estudo reconhecem o território como um elemento importante para o trabalho delas na APS e buscam, a depender do contexto, objetivá-lo em conformidade com as particularidades advindas dos territórios. Ressaltamos, nessa sequência, a existência de diferentes expressões da questão social que se revelam ao trabalho das assistentes sociais na APS por meio de uma ampla diversidade de demandas e atividades que são desenvolvidas pelas profissionais defronte o território. Conclui-se afirmando a potencialidade que o território detém na APS, sobretudo no que se refere às possibilidades para a concretização do trabalho dos/as assistentes sociais nesse nível de atenção, os/as quais têm contribuído para a efetivação de direitos sociais e para o enfrentamento das expressões da questão social reveladas na APS por via das necessidades sociais de saúde existentes nos territórios da vida humana.
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