Navegando por Autor "Simão, Carla Yasmin da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Construindo minha identidade profissional a partir de reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de práticas de EAN na infância.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-15) Simão, Carla Yasmin da Silva; Jorge, Thiago Perez; http://lattes.cnpq.br/9022248828077360; Nascimento, Annamaria Barbosa do; http://lattes.cnpq.br/3341150571598385; Dametto, Juliana Fernandes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0284154605488593O trabalho tratou sobre a construção da identidade profissional a partir de reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na infância, com o objetivo de realizar uma escrita autobiográfica sobre as experiências, reflexões e saberes desenvolvidos a partir do pensar e realizar ações de EAN junto ao Núcleo de Educação da Infância (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e foi motivado pelo fato de as mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nas últimas décadas implicarem em uma transição do padrão alimentar e na ocorrência de doenças na população brasileira, sendo o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e a obesidade as consequências que geram maior preocupação para os órgãos de saúde pública. Justifica-se, não por acaso, que o termo de partida Educação Alimentar foi modificado para Educação Alimentar e Nutricional, o segundo abrange aspectos além do campo biológico da alimentação. Como bem frisado no documento Princípios e práticas para Educação Alimentar e Nutricional, as dimensões e significados de EAN são amplas e complexas, incorporam aspectos alimentares, nutricionais, agrícolas, agrários, humanos, sociais, antropológicos, culturais, políticos, econômicos, educacionais, psicológicos e outros que se fizerem necessários para direcionar a prática e comportamento alimentar. A metodologia adotada foi a do memorial de formação, e a pesquisa de cunho bibliográfico acerca dos temas que emergiram na produção do relato autobiográfico. Para fundamentação do método, adotou-se a abordagem qualitativa sendo o instrumento de coleta de dados o estudo de campo, a partir da observação in loco e da produção de relatos de experiência das crianças da educação infantil da UFRN, compreendendo o período de 2021 e 2022. A divisão da estrutura do trabalho realizou-se em quatro capítulos: introdução, aporte teórico, dividido em três sub tópicos, análise e discussões dos dados e a conclusão.